Equipas de alunos de estabelecimentos de ensino de todo o país estiveram desde as 8h da manhã, do passado sábado, dia 9 de abril, em competição na Escola Agrária de Santarém, naquela que foi a 5ª edição das “24h de Agricultura Syngenta”. Trinta equipas perfizeram um total de 150 alunos, que participaram num carrossel de provas que ditou a equipa vencedora às 8h da manhã de domingo.
Ana Cristina Ramos, da Associação Portuguesa de Horticultura, explicou que estiveram em competição alunos de escolas que ministram ciências agrárias de todo o país, estando representadas escolas de ensino profissional, licenciaturas e mestrados. As 24h de agricultura, explicou a mesma interlocutora, são uma oportunidade para os jovens contactarem com o mundo do trabalho, ao mesmo tempo que as provas são também uma forma de aprender e de competir, dando-lhes a conhecer “a realidade do mercado de trabalho“, pois aproxima-os “dos profissionais do setor“. Este ano o tema é em torno da “Agricultura 4.0”, ou seja, explicou, “da digitalização da agricultura e como a informática serve a agricultura“. Todas as provas que os patrocinadores desenharam incluem essa componente.
Ana Ramos deu conta ainda de que a prova se realizou em Santarém este ano, mas que já estava prevista desde 2019, tendo sido adiada devido à pandemia. Aqui, disse, “encontrámos as condições necessárias para realizar o nosso desafio”, concluiu agradecendo a disponibilidade da Escola Agrária de Santarém desde a primeira hora em colaborar.
Felisbela Torres de Campos, da Syngenta, o principal patrocinador do evento, deu conta da satisfação em poder continuar a apoiar a iniciativa, mostrando o seu agrado pelas condições que encontraram em Santarém. Depois disse que esta é uma oportunidade para que os futuros profissionais conheçam o que a Syngenta tem para oferecer […]