No passado dia 2 de setembro, o projeto +VALORCER participou no Dia de Campo do InovMilho, um dos eventos mais relevantes a nível nacional dedicados à cultura do milho, realizado na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche. Este evento, promovido pela ANPROMIS, em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Nacional e Veterinária (INIAV, IP) e a Câmara Municipal de Coruche, reuniu agricultores, empresas e instituições para debater os principais desafios e oportunidades do setor, reforçando a ligação entre ciência, tecnologia e produção agrícola.
O +VALORCER foi apresentado pelo Professor Miguel Castro Neto, Diretor da NOVA IMS – Information Management School da Universidade NOVA de Lisboa, parceira do projeto, que destacou os objetivos e resultados em desenvolvimento, com especial foco no desenvolvimento de uma blockchain para a fileira dos cereais.
Sob o título “Valorização da produção nacional de cereais”, a apresentação sublinhou a importância da gestão de informação e rastreabilidade na cadeia de valor, num contexto em que os consumidores exigem cada vez mais transparência e acesso a dados fidedignos.
Nas palavras do Professor Miguel Castro Neto, “o Dia de Campo do InovMilho é uma oportunidade para chamar à atenção da relevância da gestão de informação no contexto atual da cadeia de valor da produção agrícola. No âmbito do +VALORCER, temos vindo a trabalhar no desenvolvimento de um referencial de sustentabilidade, complementando a rastreabilidade da produção com atributos adicionais, capazes de responder às exigências de mercado e de garantir transparência, segurança e acessibilidade em toda a cadeia, recorrendo a tecnologias avançadas como a blockchain.”
O +VALORCER, dinamizado pela ANPROMIS, ANPOC, Universidade NOVA de Lisboa e CONSULAI, e liderado pelo InnovPlantProtect, tem como missão impulsionar as Organizações de Produtores de cereais, promovendo a inovação tecnológica, a otimização de processos e a valorização sustentável da produção nacional.
O Dia de Campo do InovMilho voltou a afirmar-se como uma iniciativa de referência no panorama agrícola nacional, potenciando a criação de sinergias entre os diferentes agentes do setor e contribuindo para uma agricultura mais inovadora e sustentável.
Veja o vídeo sobre a participação do projeto +VALORCER no Dia de Campo:
Fonte: +VALORCER