As candidaturas à 8ª edição do Programa Promove – O Futuro do Interior já estão abertas e decorrem até 29 de janeiro de 2026. A iniciativa, promovida pela Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), apoia projetos inovadores que contribuam para o desenvolvimento sustentável das regiões do interior norte, centro e sul de Portugal.
Em 2026, o programa vai atribuir apoios a fundo perdido a três tipologias: projetos-piloto (até 150 mil euros), projetos de I&D mobilizadores (até 250 mil euros) e ideias inovadoras de estudantes universitários (prémio de 5 mil euros). Os projetos de I&D devem incidir em áreas estratégicas como águas termais, parques e reservas naturais, riscos biológicos e novas culturas e produtos naturais. Já os projetos-piloto e as ideias inovadoras devem focar-se na gestão de recursos naturais, criação de novos polos de inovação e valorização do património para atrair turistas e novos residentes.
Desde 2018, o Programa Promove já canalizou mais de 23,4 milhões de euros para o interior do país, apoiando cerca de 180 iniciativas. As candidaturas e todas as informações estão disponíveis na página oficial do programa.
Saiba mais informações em https://tinyurl.com/dy9nyk3k
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.













































