Programa 5 ao Dia destaca benefícios para a saúde dos Hortofrutícolas Primaveris

Programa 5 ao Dia destaca benefícios para a saúde dos Hortofrutícolas Primaveris

Na passada quarta e quinta-feira, dia 27 e 28 de março, realizou-se no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) a 34ª e 35ª sessão, do ano letivo 2018/2019, do PROGRAMA 5 AO DIA, nesta que já é a sua 9.ª edição, a qual contou com a participação dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico das escolas EB Carrascal e EB Panoias, bem como das crianças do pré-escolar da Casa do Povo de Tadim.

Na 34ª sessão, as crianças da escola EB Carrascal e EB Panoias foram acompanhadas pelas professoras Rosa Rocha e Natália Diegues, respetivamente. Quanto à 35ª sessão, as crianças da Casa do Povo de Tadim foram acompanhadas pelas educadoras de infância Carmo Barbosa, Monica Cruz e Rosa Maria Martins.

Nestas sessões foi dado particular destaque à abundância e importância que as frutas e legumes produzidos nesta época de primavera têm para uma alimentação saudável, possuindo, na sua maioria, uma riqueza nutricional incomparável. Para tal, foram elaboradas diversas imagens com a identificação das principais frutas e legumes desta época de Primavera com a sua composição nutritiva e os benefícios que do seu consumo para a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Neste âmbito, as 4 atividades que constituem a matriz-base do PROGRAMA 5 AO DIA – “Preparação de uma salada de frutas”; Sementeira de uma Leguminosa”; Visualização de uma história Nutri Ventures” e “Visita ao Mercado Abastecedor”,  foram, desta vez, enriquecidas com informação sobre alguns desses hortofrutícolas, tais como as nêsperas, os citrinos, as couves, cenouras, alfaces, brócolos, entre outros, tendo-se aproveitado a oportunidade para informar as crianças dos benefícios para a saúde de muitos desses hortofrutícolas, pois são, na sua maioria, muito ricos em vitamina A, Vitamina C, Magnésio, Ferro, Cálcio e Fibras, sendo, por isso, essenciais para diversas funções vitais do organismo.

A sessão terminou com a visita ao Mercado Abastecedor tendo sido disponibilizadas as boxes de venda dos Operadores do MARB, Nfrutas e Legumes, Lda.; ABF – Comércio de Frutas, Lda.; Frutas S. Bento; Frutas Queirós & Filhos, Lda.; Celestino Cabreira & Filhos, Lda. e Simões, Lda., para que as crianças visualizassem e identificassem os hortofrutícolas produzidos na Primavera em todo o seu processo de normalização, conservação e em preparação para a fase de comercialização.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Relembre-se que o PROGRAMA 5 AO DIA tem como principal objetivo a promoção do consumo diário de 5 porções de frutas e hortícolas junto de crianças em idade escolar como forma de potenciar hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis. Este programa é da responsabilidade da Associação 5 AO DIA, sendo coordenado pela Câmara Municipal de Braga e pelo MARB. Conta ainda com a participação da DSRN – Direção de Serviços da Região do Norte, a DRAPN – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a ARSNorte – Administração Regional de Saúde do Norte, a Universidade do Minho e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima. Na próxima quarta e quinta-feira, dias 3 e 4 de abril, ocorrerá a 36ª e 37ª sessão que contará com a participação dos alunos das escolas EB Fujacal, EB S. João do Souto e EB S. Mamede.

Mercado Abastecedor da Região de Braga, 29 de março de 2019

O Diretor

António Félix

Comente este artigo
Anterior Cotações – Azeite – Informação Semanal – 25 a 31 Março 2019
Próximo CAP: 2.ª Sessão do Ciclo de Conferências “Gestão Florestal, Território e Riscos Naturais” - 17 de abril - Grândola

Artigos relacionados

Dossiers

Vitas lança em Portugal os Innovation Awards Roullier 2020

Criada em 1994 sob a designação de FHN (Fertilização, Higiene e Nutrição Animal), a Vitas Portugal assume a sua atual designação em 2010 […]

Comunicados

Ordem dos Médicos Veterinários e Ministério da Administração Interna preparam plano de apoio a animais em situação de catástrofe

Um ano desde os incêndios de outubro
Segunda-feira marca um ano desde os incêndios de 15 de outubro, […]

Comunicados

The Rice Open Field Day celebrates 25 years supporting the sector

Friday, August 10, 2018
IRTA
The annual Rice Open Field Day, organized by IRTA, will be held for the 25th time on 30 September. […]