Programa 5 ao Dia destaca benefícios para a saúde dos Hortofrutícolas Primaveris

Programa 5 ao Dia destaca benefícios para a saúde dos Hortofrutícolas Primaveris

Na passada quarta e quinta-feira, dia 27 e 28 de março, realizou-se no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) a 34ª e 35ª sessão, do ano letivo 2018/2019, do PROGRAMA 5 AO DIA, nesta que já é a sua 9.ª edição, a qual contou com a participação dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico das escolas EB Carrascal e EB Panoias, bem como das crianças do pré-escolar da Casa do Povo de Tadim.

Na 34ª sessão, as crianças da escola EB Carrascal e EB Panoias foram acompanhadas pelas professoras Rosa Rocha e Natália Diegues, respetivamente. Quanto à 35ª sessão, as crianças da Casa do Povo de Tadim foram acompanhadas pelas educadoras de infância Carmo Barbosa, Monica Cruz e Rosa Maria Martins.

Nestas sessões foi dado particular destaque à abundância e importância que as frutas e legumes produzidos nesta época de primavera têm para uma alimentação saudável, possuindo, na sua maioria, uma riqueza nutricional incomparável. Para tal, foram elaboradas diversas imagens com a identificação das principais frutas e legumes desta época de Primavera com a sua composição nutritiva e os benefícios que do seu consumo para a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Neste âmbito, as 4 atividades que constituem a matriz-base do PROGRAMA 5 AO DIA – “Preparação de uma salada de frutas”; Sementeira de uma Leguminosa”; Visualização de uma história Nutri Ventures” e “Visita ao Mercado Abastecedor”,  foram, desta vez, enriquecidas com informação sobre alguns desses hortofrutícolas, tais como as nêsperas, os citrinos, as couves, cenouras, alfaces, brócolos, entre outros, tendo-se aproveitado a oportunidade para informar as crianças dos benefícios para a saúde de muitos desses hortofrutícolas, pois são, na sua maioria, muito ricos em vitamina A, Vitamina C, Magnésio, Ferro, Cálcio e Fibras, sendo, por isso, essenciais para diversas funções vitais do organismo.

A sessão terminou com a visita ao Mercado Abastecedor tendo sido disponibilizadas as boxes de venda dos Operadores do MARB, Nfrutas e Legumes, Lda.; ABF – Comércio de Frutas, Lda.; Frutas S. Bento; Frutas Queirós & Filhos, Lda.; Celestino Cabreira & Filhos, Lda. e Simões, Lda., para que as crianças visualizassem e identificassem os hortofrutícolas produzidos na Primavera em todo o seu processo de normalização, conservação e em preparação para a fase de comercialização.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Relembre-se que o PROGRAMA 5 AO DIA tem como principal objetivo a promoção do consumo diário de 5 porções de frutas e hortícolas junto de crianças em idade escolar como forma de potenciar hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis. Este programa é da responsabilidade da Associação 5 AO DIA, sendo coordenado pela Câmara Municipal de Braga e pelo MARB. Conta ainda com a participação da DSRN – Direção de Serviços da Região do Norte, a DRAPN – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a ARSNorte – Administração Regional de Saúde do Norte, a Universidade do Minho e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima. Na próxima quarta e quinta-feira, dias 3 e 4 de abril, ocorrerá a 36ª e 37ª sessão que contará com a participação dos alunos das escolas EB Fujacal, EB S. João do Souto e EB S. Mamede.

Mercado Abastecedor da Região de Braga, 29 de março de 2019

O Diretor

António Félix

Comente este artigo
Anterior Cotações – Azeite – Informação Semanal – 25 a 31 Março 2019
Próximo CAP: 2.ª Sessão do Ciclo de Conferências “Gestão Florestal, Território e Riscos Naturais” - 17 de abril - Grândola

Artigos relacionados

Sugeridas

Estatuto de Agricultura Familiar

O Estatuto da Agricultura Familiar foi publicado em Diário da República, através do Decreto-Lei n.º 64/2018,de 7 de agosto, regulamentado pela Portaria n.º 73/2019, de 7 de março. […]

Sugeridas

Governo português não pediu ajuda à Comissão Europeia em relação à escassez de caudal do Rio Tejo

José Manuel Fernandes afirma que “o governo não reconhece o problema do Rio Tejo”. Comissão Europeia “ciente da gravidade […]

Comunicados

Sabe como valorizar a floresta portuguesa? Candidate-se ao Prémio Floresta e Sustentabilidade!

Escolas, empresas, autarquias, investigadores, universidades, institutos politécnicos, particulares, ONG. Todos se podem candidatar, se tiverem desenvolvido um projeto que demonstre o valor da floresta portuguesa. […]