Produção nacional do sector agroalimentar substitui importações

As exportações no sector agroalimentar cresceram mais do que as importações nos primeiros 7 meses de 2019. Os dados hoje, 10 de Setembro, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que as exportações aumentaram 3,1% relativamente ao período homólogo, um valor que fica 0,6% acima do crescimento de 2,5% das importações.

“Estamos a vender mais do que compramos ao exterior, o que significa que estamos menos dependentes, aumentámos a nossa capacidade de auto-aprovisionamento e estamos a substituir importações por produção nacional”, explica Luís Medeiros Vieira, secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, que considera “este dado muito positivo”.

Sector hortofrutícola em alta

Para esta performance, contribuíram as exportações do sector hortofrutícola que, até ao mês de Julho, ultrapassaram já os 900 milhões de euros, valor que corresponde a um crescimento de 11% face ao período homólogo. Neste sector, há a destacar a produção da floricultura (+23%), dos pequenos frutos (+22%), dos produtos hortícolas (+21,2%) e das frutas (+12,3%).

“A exemplo do que sucedeu nos últimos anos, em 2019 o sector hortofrutícola está a registar um desempenho notável, especialmente ao nível das exportações”, acrescenta Luís Medeiros Vieira, salientando que “o sector agroalimentar português está a produzir mais e melhor, de forma sustentável e a exportar mais, numa dinâmica que corresponde à aposta que o Governo implementou na internacionalização da economia”.

Desde que assumiu funções, este Governo já abriu 54 mercados, para 210 produtos (161 da área animal e 49 de origem vegetal) e está a trabalhar na abertura de 59 mercados, para viabilização da exportação de 272 produtos, sendo 220 da área animal e 52 da área vegetal.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 2 a 8 Setembro 2019
Próximo Matadouros dos Açores querem habilitação para exportar bovino para Hong Kong

Artigos relacionados

Dossiers

AFLOSOR prepara Ciclo de Formação Agrícola

Em regime de formação e-learning ou presencial, estes cursos poderão dar-lhe acesso à Reserva Nacional de direitos RPB e/ou formação necessária […]

Nacional

Vitacress assina pacto relativo a boas práticas laborais

Com o objectivo de «promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar dos trabalhadores e melhorar o índice de bem-estar (no indicador “Balanço vida-trabalho”)», […]

Nacional

Eventos . Dezembro

Outros eventos em dezembro

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo. […]