A “Feito no Zambujal”, empresa de produção e transformação do porco preto, de raça alentejana, nasceu em 2012 através do projeto idealizado por dois irmãos, jovens agricultores algarvios, que concretizaram a instalação de uma pequena unidade industrial num monte da serra do Caldeirão, no concelho de Alcoutim, preservando assim uma importante atividade tradicional em declínio.
Este projeto, identificado pela Rede Rural Nacional como projeto inovador, veio recuperar e dar continuidade a uma atividade de produção local, mantendo o fabrico tradicional e intervindo em todas as fases da cadeia de produto, quer da produção animal, transformação e comercialização.
Atualmente comercializa carne e enchidos de porco preto, entre os quais, paios, paiolas, chouriços, lombos curados, papadas, presuntos, torresmos, banha e novas variedades, constantemente ensaiadas.
A empresa efetua a venda dos seus produtos em loja própria e escoamento para a restauração e comércio local, com destaque no litoral algarvio, mas também em Lisboa.
O objetivo deste projeto foi o de contribuir para a dinamização da economia numa das zonas mais desfavorecidas do país, que tem sido assolada pelo despovoamento e desinvestimento.
A empresa aposta na valorização da genuinidade e tipicidade dos seus produtos, respeitando os ciclos da natureza e produção 100% natural, em todo o processo produtivo.
Além da participação assídua em feiras e mercados regionais, a “Feito no Zambujal” tem colaborado em diversas iniciativas de promoção do porco preto e aderiu à “Rota da Dieta Mediterrânica”, iniciativa enquadrada no Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica.
Conheça em detalhe este projeto relevante, acendendo à Base de Dados Nacional da RRN.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.
Discussão sobre este post