Produção de leite nos Açores estabilizou no primeiro trimestre

Produção de leite nos Açores estabilizou no primeiro trimestre

[Fonte: Gazeta Rural]

A produção de leite nos Açores “praticamente estabilizou nos 157 milhões de litros, comparando a produção do primeiro trimestre deste ano com igual período de 2018”, anunciou a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas.

Tanto em 2018 como em 2019, este foi o valor total da produção no primeiro trimestre.

Uma nota do executivo açoriano enviada às redações indica que no primeiro trimestre de 2018 se tinha registado um aumento da produção de 4,7 milhões de litros de leite, ou seja, 3,1%, face ao período homólogo de 2017.

Flores (-21,5%), Pico (-11,6%) e Terceira (-3,4%) foram as ilhas onde ocorreram as maiores reduções da produção no primeiro trimestre de 2019, comparando com o mesmo período de 2018, em contraponto com São Jorge (+5,8%) e São Miguel (+1,9%), onde se registaram crescimentos na produção, acrescenta a mesma nota.

A Secretaria Regional da Agricultura sublinha que a produção de leite nos Açores está bem estruturada e “tem evoluído sem paralelo, quer em quantidade, quer em qualidade, daí que, nos últimos quatro anos, apesar dos limites impostos à produção por algumas indústrias”, tenha havido “um crescimento na produção de 9,3%, enquanto a produtividade média, no mesmo período, aumentou 18%”.

O executivo dos Açores frisa que estes indicadores “são o resultado do esforço e da experiência acumulada dos produtores de leite, da aposta na melhoria genética, das boas condições naturais e dos investimentos que têm sido feitos na modernização das explorações”.

Na atual legislatura, que se iniciou em novembro de 2016, já foram aprovados mais de três centenas de projetos de modernização de explorações de produção de leite, num investimento de 35 milhões de euros, e cerca de sete dezenas de projetos de primeira instalação de bovinicultura de leite, adianta ainda.

Fonte: Sapo.pt

Comente este artigo

O artigo Produção de leite nos Açores estabilizou no primeiro trimestre foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior Extinção sem precedentes. Há um milhão de espécies em risco por causa dos humanos
Próximo Vitacress vai testar o uso de algas como fertilizante orgânico

Artigos relacionados

Nacional

Azeites da CAMB voltam a receber prémios internacionais

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

O Azeite Virgem Extra Premium e o Azeite Moura DOP, da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB), foram premiados no World Edible Oils Paris 2019, a 17.ª edição do concurso internacional AVPA-Paris 2019. Neste concurso, […]

Últimas

Produtos biológicos vão à BioFach com a InovCluster

[Fonte: Voz do Campo]

Pela primeira vez a InovCluster vai participar na BioFach2019, a principal feira internacional de produtos biológicos e orgânicos agroalimentares certificados, que decorrerá entre 13 e 16 de fevereiro, em Nuremberga, na Alemanha.
Através desta participação, a InovCluster pretende potenciar as empresas portuguesas, […]

Eventos

Pequeno-almoço Jurídico: Otimização do Investimento – 06 de Julho 2017 – Évora

Depois de três bem-sucedidas sessões em Beja, Elvas e Ferreira do Alentejo, o quarto e último “Pequeno-almoço Jurídico” realiza-se já no próximo dia 6 de Julho, pelas 09h, em Évora, no Salão Nobre do Conselho Regional de Évora da Ordem dos Advogados subordinado ao tema da “Otimização do Investimento”. […]