A produção global de leite nos Açores estabilizou nos 157 milhões de litros, comparando a produção do primeiro trimestre deste ano com igual período de 2018.
No primeiro trimestre de 2018, registou-se um aumento da produção de 4,7 milhões de litros de leite, ou seja, 3,1%, face ao período homólogo de 2017, adianta nota do executivo regional.
As ilhas das Flores (-21,5%), Pico (-11,6%) e Terceira (-3,4%) foram as ilhas onde ocorreram as maiores reduções da produção no primeiro trimestre de 2019, comparando com o mesmo período de 2018, em contraponto com São Jorge (+5,8%) e São Miguel (+1,9%), onde se registaram crescimentos na produção.
Acrescenta a nota que a produção de leite na região “está bem estrutura e tem evoluído sem paralelo, quer em quantidade, quer em qualidade, daí que, nos últimos quatro anos, apesar dos limites impostos à produção por algumas indústrias, houve um crescimento na produção de 9,3%, enquanto a produtividade média, no mesmo período, aumentou 18%”.
O executivo refere ainda que, na atual legislatura, já foram aprovados mais de três centenas de projetos de modernização de explorações de produção de leite, num investimento de 35 milhões de euros, e cerca de sete dezenas de projetos de primeira instalação de bovinicultura de leite.
Apesar dos enormes desafios que o setor leiteiro enfrenta na região, estes indicadores “são bem reveladores da capacidade de atrair jovens agricultores, do otimismo e da confiança no futuro da produção de leite nos Açores”.