Primeiro-ministro diz que agricultura portuguesa vive “belíssimo momento”

Primeiro-ministro diz que agricultura portuguesa vive “belíssimo momento”

O primeiro-ministro, António Costa, visitou a Feira Nacional de Agricultura este domingo (9 de junho) e destacou o “belíssimo momento” que a agricultura nacional está a viver “nas suas frentes mais diversas”.

De acordo com António Costa, nos últimos anos, o setor tem vindo a “bater recordes” nas exportações, uma performance que, de acordo com o primeiro-ministro, resulta da “opção chave” de combinar os centros de competência e produção de conhecimento com “a experiência adquirida e o saber” da agricultura, o que “tem permitido que o setor agrícola seja hoje um dos setores muito relevantes” da economia portuguesa.

“Todos nos lembramos de como há umas décadas se teve a ilusão de que era possível prescindir da agricultura. Já não havia mais lugar para a agricultura. Mas agora todos felizmente têm a consciência de que valeu a pena apostar na agricultura e de que a agricultura tem futuro”, disse ainda o primeiro-ministro.

“Neste local simbólico que é Feira Nacional de Agricultura quero expressar o grande agradecimento pelo trabalho a que os agricultores se dedicam, atividade muito dura, sujeita a muitas incertezas, do clima, de mercados, de contingências políticas, à escala global e nacional, de muito risco, mas que conta com gente muita rija pronta a fazer avançar a nossa agricultura e o país”, afirmou ainda durante a sua visita à Feira Nacional de Agricultura.

António Costa defendeu ainda que “é necessário continuar a investir no sector e a criar cada vez mais condições para que os produtores agrícolas possam trabalhar. O grande esforço é dos agricultores, mas há trabalho político que é necessário fazer. Hoje por exemplo já temos mais de 55 novos mercados abertos para a exportação e este ano vamos ter um crescimento na exportação de carne de porco graças à abertura do mercado chinês”.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Praga de gafanhotos preocupa agricultores italianos
Próximo Vitacress presente na Feira do Livro de Lisboa

Artigos relacionados

Nacional

Indústria alimentar e setor da Distribuição chegam a acordo para reformulação nutricional de 11 categorias de produto

A Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e um conjunto de associações setoriais chegaram a um entendimento com o Ministério da Saúde para o estabelecimento de metas de reformulação nutricional de 11 categorias de produtos alimentares. […]

Eventos

CONFAGRI promove segurança dos agricultores – 18 de Janeiro 2018- S. João da Pesqueira

Em iniciativa conjunta da CONFAGRI com a sua associada Caixa  de Crédito Agrícola do Douro e Côa e com o Centro de Gestão da Empresa Agrícola da Região Sul, […]

Internacional

Scientists speed up the evolution of yeast to create tastier and healthier alcohol

‘All kinds of fermentation beverages start out with just some sugar solution,’ said Professor Ursula Bond, a molecular biologist at Trinity College Dublin, […]