Primeiro-Ministro destaca «belíssimo momento» da agricultura

Primeiro-Ministro destaca «belíssimo momento» da agricultura

[Fonte: Governo] O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que a Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, é uma «excelente mostra do grande trabalho» que os agricultores portugueses têm feito e do «belíssimo momento» que a agricultura nacional está a viver «nas suas frentes mais diversas», o que «tem permitido que o setor agrícola seja hoje um dos setores muito relevantes» da economia.

«Neste local simbólico que é Feira Nacional da Agricultura quero expressar o grande agradecimento pelo trabalho a que os agricultores se dedicam», pois a agricultura é uma «atividade muito dura, sujeita a muitas incertezas, do clima, de mercados, de contingências políticas, à escala global e nacional, de muito risco, mas que conta com gente muito rija pronta a fazer avançar a nossa agricultura e o País», afirmou.

O Primeiro-Ministro referiu que «todos nos lembramos de como há umas décadas se teve a ilusão de que era possível prescindir da agricultura», que «já não havia mais lugar para a agricultura», acrescentando que «felizmente agora todos têm a consciência de que valeu a pena apostar na agricultura e de que a agricultura tem futuro», e um papel importante no combate às alterações climáticas, na prevenção dos incêndios e no turismo.

«Quando ontem tivemos, felizmente, uma série de prémios na área do turismo, estes não se devem só à qualidade da gastronomia, à simpatia das nossas gentes, ao turismo urbano, mas também à paisagem que nós temos e que é desenhada pela agricultura», disse o Primeiro-Ministro. 

Interesse dos jovens

António Costa disse que a visita à Feira Nacional da Agricultura permite constatar a diversidade do setor e do que ele mobiliza, desde produtos agroalimentares e maquinaria a produtos e serviços de apoio à produção, cada vez mais sofisticados e a requererem maior conhecimento e maior competência técnica.
Hoje, nota-se a presença de «muita gente jovem, que já não olha para a agricultura como algo de que querem fugir, mas, pelo contrário, com interesse», sublinhou.

Lembrando que este ano a Feira é dedicada ao vinho, apontou que o setor tem vindo, nos últimos anos, a bater recordes na exportação e a melhorar a sua qualidade, devido à opção de combinar os centros de competência e produção de conhecimento com «a experiência adquirida e o saber» dos viticultores. 

Devido a esta opção, o setor do vinho ultrapassou, pela primeira vez, a fasquia dos 800 milhões de euros em exportações, assinalou António Costa que foi acompanhado pelo Ministro da Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.

Barragem do Pisão

O Primeiro-Ministro afirmou que a construção da barragem do Pisão, no Crato, distrito de Portalegre – «o distrito que ao longo das últimas décadas mais sofreu com o despovoamento, que mais empobreceu» -, é «uma grande oportunidade, através de um investimento público de muita qualidade, de poder ter uma transformação muito significativa do seu futuro».

António Costa acrescentou que o projeto tem «um poder transformador enorme em todo o Alto Alentejo, à dimensão que o Alqueva teve no Baixo Alentejo», pois a solução encontrada concilia o uso agrícola, o abastecimento de água e a produção de energia, «equação que dá sustentabilidade a um projeto desta natureza».

Comente este artigo
Anterior António Costa na FNA 2019: “agricultura um sector essencial para o desenvolvimento do País”
Próximo Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo - 8 a 16 de junho - Santarém

Artigos relacionados

Nacional

PSD/Açores teme centralização de fundos comunitários a nível nacional

[Fonte: ECO – fundos comunitários]

O vice-presidente do PSD/Açores, António Ventura, acusou esta segunda-feira o Governo Regional, […]

Últimas

Alemanha oferece mais de 1 ME para ajuda alimentar à província moçambicana de Inhambane


Maputo, 07 mar (Lusa) — A Alemanha vai dar 1,18 milhões de euros para ajuda alimentar e aquisição de sementes na província de Inhambane, […]

Últimas

Prémio Intermarché Produção Nacional abre candidaturas

[Fonte: Vida Rural]

As candidaturas à 6ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional estão a decorrer até […]