Primeiras pêras e maçãs portuguesas chegam à Índia pela Especial Frutas

Primeiras pêras e maçãs portuguesas chegam à Índia pela Especial Frutas

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

É com orgulho que José Coito, sócio-gerente da Especial Frutas, conta à nossa revista que as pêras e maçãs exportadas pela sua empresa devem chegar à Índia ainda esta semana. Depois de uma longa jornada de 40 dias, chegam assim àquele destino asiático as primeiras frutas portuguesas.

«A exportação foi feita por via marítima e levamos um contentor com uma palete de pêra Rocha e o resto de maçã Royal Gala, qualquer coisa como 2,5 toneladas de pêra e 19 de maçã», conta o empresário.

A Especial Frutas é assim a primeira empresa nacional a fazer chegar o seu produto à Índia. «Vendemos a uma cadeia de distribuição, num processo que não foi fácil, aliás, nunca é. Mas trabalhámos para isso, mexemo-nos e vamos agora aguardar o feedback desta venda para ver se conseguimos dar-lhe continuidade», acrescenta José Coito, responsável pela empresa de Alcobaça que já exporta 35% da sua produção para dois continentes.

Este importante destino de frutas e legumes está aberto para exportação desde Outubro de 2018 e o ministro da Agricultura não deixou de se congratular com esta operação, referindo-se a ela durante o jantar empresarial que decorreu no âmbito da Fruit Logistica, em Berlim.

Um estudo recente divulgado pela organização daquela feira de Berlim aponta para que, em 2030, a China, a Índia e a Indonésia irão representar 56% do consumo mundial de frutas e legumes, pelo que esses três mercados são uma das principais prioridades para as empresas portuguesas.

Notícias relacionadas

Comente este artigo

O artigo Primeiras pêras e maçãs portuguesas chegam à Índia pela Especial Frutas foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores

Anterior Eurodeputados aprovam medidas de reutilização da água na irrigação agrícola
Próximo Municipios en los que no se utilizarán las referencias SIGPAC en la campaña 2019

Artigos relacionados

Últimas

BE anuncia acordo com Governo para contenção do eucalipto e arrendamento compulsivo

Lisboa, 28 jun (Lusa) – O deputado do BE Pedro Soares anunciou hoje que os bloquistas chegaram a acordo com o Governo em matérias da reforma florestal, que passam pela revogação da “lei de liberalização do eucalipto” e “arrendamento compulsivo de terras abandonadas”.

De acordo com Pedro Soares, […]

Dossiers

Programas Regionais de Ordenamento Florestal entram em vigor

[Fonte: Vida Rural]
Já estão em vigor os sete Programas Regionais de Ordenamento Florestal (PROF), instrumentos de gestão territorial que estabelecem um conjunto de normas relativas ao uso, ocupação, utilização e ordenamento da floresta à escala regional.
Estes programas – Algarve, […]

Nacional

Investimento não para de cair com o atual Governo. Investem-se menos €1,66 milhões por dia face a 2015

[Fonte: Expresso]
A economia portuguesa podia estar a crescer acima dos 2% se o investimento tivesse mantido a recuperação iniciada no final de 2013, na segunda metade do mandato do Governo PSD/ CDS. Mas não está. Desde que o Governo PS tomou posse, […]