Previsão do tempo para a semana 30 Agosto – 05 Setembro

Previsão do tempo para a semana 30 Agosto – 05 Setembro

“Previsão do tempo para a semana – Calor intenso de volta com valores acima dos 40ºC em alguns locais na 2ª metade da semana.”

— Temperaturas em subida

A previsão para esta semana aponta para uma influencia clara do anticiclone, com predominância de massas de ar estáveis sobre o território e gradual evolução para norte de massas de ar quente de origem na circulação subtropical sobre África.

Este padrão levará a uma gradual subida da temperatura em todas as regiões e tempo soalheiro.

Os valores de temperatura máxima deverão  superar os 40ºC em alguns locais e com a maioria do território a superar os 30ºC. Esperamos que os valores de temperatura mínima também subam, pelo que as noites serão mais quentes em especial a partir de 4ª feira.

O vento vai tender a acalmar durante o Domingo, 2ª e 3ª de forma gradual, com condições de vento fraco a partir de 4ª feira em todas as regiões.

Teremos assim um início bem quente do mês de Setembro.

“Calor de pleno Verão no início de Setembro, temperaturas acima dos 40ºC em alguns locais! O vento será fraco e o sol irá brilhar em pleno.”

Influencia do anticiclone sobre o território.

—Risco de Incêndio, Poeiras e Seca grave.

Ao longo da semana o calor em conjunto com o tempo seco deverão acentuar o risco de incêndio. Teremos ainda algum vento no início da semana que será suficiente para potenciar a propagação do fogo. Aconselha-se assim a máxima prudência.

A partir de 4ª feira, apesar de nas camadas baixas o vento predominar de norte, devido à baixa térmica sobre Espanha e norte de África, em altitude o fluxo será de componente sul.  Este não só é responsável pelo transporte de massas de ar mais quente, como também irá trazer um aumento da carga de poeiras vindas de África.

Os índices de radiação solar continuarão muito altos nas horas centrais do dia, sendo desaconselhada a  exposição solar direta entre as 11h e as 16h.

Estamos  a viver uma situação de seca cada vez mais grave, em especial na região sul. Este ano será imperativo que chova bem a partir de Outubro….infelizmente estamos a prever condições de precipitação abaixo da média durante os próximos 2 meses, o que não significa que o Inverno não acabe até por ser chuvoso…mas para já a tendência de seca está a agravar.

Neste momento não descartamos que possa surgir alguma situação de instabilidade pontual a meados de Setembro, mas não há grande esperança que seja algo muito substancial.

Gradual avanço  de ar tropical sobre o território, com valores de temperatura acima do normal.

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior Açores preparam proposta para plano nacional da Política Agrícola Comum
Próximo Os Verdes questionam Governo sobre condições de animais transportados vivos por mar

Artigos relacionados

Sugeridas

Fruit Logistica apresenta relatório de tendências do setor da distribuição para 2019

Resultados do relatório elaborado pela consultora Oliver Wyman foram divulgados no arranque da Fruit Logistica que decorre entre 6 e 8 de fevereiro, […]

Notícias meteorologia

Próxima semana com alguma chuva.

Na próxima semana teremos alguma chuva, em especial no norte e centro.
Esperamos aguaceiros e trovoadas, entre Domingo à noite e 2ª feira. […]

Últimas

Não vai haver rutura no abastecimento de alimentos por causa do coronavírus, garantem agricultores

Numa altura em que está a aumentar a procura de produtos dos supermercados face à propagação do coronavírus em Portugal, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) garante que não haverá […]