Presidente da Unac: “Há uma diabolização do eucalipto”

Presidente da Unac: “Há uma diabolização do eucalipto”

[Fonte: Jornal de Negócios]
António Gonçalves Ferreira diz que o eucalipto, se for usado de forma adequada, pode ser uma peça importante no futuro da floresta.
O presidente da União da Floresta Mediterrânica (UNAC), António Gonçalves Ferreira, considera que há uma “diabolização do eucalipto.
Na Conversa Capital, espaço de entrevista conjunto entre o Negócios e a Antena 1, António Gonçalves Ferreira acrescenta que a indústria e os produtores florestais estão preocupados por existir uma legislação “excessiva que impõe proibições “sem razoabilidade”.
“O eucalipto tem os seus problemas, obviamente, mas também tem muitas vantagens. E se for usado de um modo adequado é uma peça importante no que pode ser o futuro da floresta”, defende o líder da UNAC.
António Gonçalves Ferreira acrescenta que é preciso eliminar estereótipos. “Nós precisamos de ordenar, não de proibir. E o que tem acontecido depois dos trágicos incêndios é legislar de uma forma arrasadora, mas caminha-se pouco no sentido de um ordenamento sustentável. E depois é preciso desmistificar uma situação, que é, produção e conservação podem andar de mãos dadas”.
A entrevista ao presidente da UNAC pode ser lida, na íntegra, segunda-feira, 5 de Novembro, na versão premium do Negócios online e na edição impressa do jornal.

Comente este artigo
Anterior Agricultura: Governo apoia rebanhos para prevenir fogos
Próximo ACOS co-organiza I Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva

Artigos relacionados

Nacional

Unileite corta no preço do leite e penaliza excesso de produção

[Fonte: Açoriano Oriental]

Direção da Unileite anunciou novas medidas para reduzir os resultados negativos dos últimos anos. Produtores vão receber menos um cêntimo por litro de leite. Federação Agrícola pede intervenção do Governo Regional para garantir sustentabilidade

A Unileite decidiu descer um cêntimo o preço do leite pago ao produtor e aplicar uma penalização pelo excesso de produção de seis cêntimos durante os próximos quatro meses.A decisão foi comunicada aos associados da cooperativa dos agricultores na noite de segunda-feira, […]

Últimas

PDR 2020 tem 3 M€ para apoiar agricultores em dificuldades por causa da seca

[Fonte: Agricultura e Mar]

O Governo vai disponibilizar mais 3 milhões de euros na próxima segunda feira, dia 24 de Junho, para apoiar os agricultores em dificuldades por causa da seca. Este montante, no âmbito do PDR 2020, destina-se a explorações situadas nos concelhos onde se verificam as condições meteorológicas exigidas pela regulamentação comunitária para que a medida possa ser accionada. […]

Nacional

Cientistas produzem vodka a partir de cereais colhidos em Tchernobil

[Fonte: Público]

Um grupo de cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, em colaboração com um grupo de investigadores ucranianos, fabricou vodka a partir de grãos cultivados na zona de exclusão em redor de Tchernobil, a região que foi palco do pior desastre nuclear do mundo em 1986, […]