Agricultura: Governo apoia rebanhos para prevenir fogos

Agricultura: Governo apoia rebanhos para prevenir fogos

[Fonte: Reconquista]
No distrito de Castelo Branco há cerca de 60 freguesias elegíveis a estes apoios.
O Ministério da Agricultura vai disponibilizar cinco milhões de euros para projetos de gestão de combustível florestal com recurso à pastorícia, para prevenir a propagação de incêndios.
O concurso foi aberto e os interessados podem candidatar-se até 30 de novembro, através da página do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
De acordo com as condições publicadas nesta página, no distrito de Castelo Branco há cerca de 60 freguesias elegíveis a estes apoios.
De acordo com o ministério o montante global de cinco milhões de euros “destina-se à implementação de ações de pastoreio, à instalação de sistemas de maneio e gestão do efetivo e ao aumento do efetivo de pequenos ruminantes nas áreas de rede primária e secundária de faixas de gestão de combustível e nas áreas de mosaicos de parcela de gestão de combustível identificadas pelo ICNF”.
A verba é financiada pelo Fundo Florestal Permanente e será repartida por cinco anos, em parcelas de um milhão de euros por ano.
Só para a zona abrangida pelo Programa de Revitalização do Pinhal Interior, do qual faz parte o concelho da Sertã, serão destinados 300 mil euros.
A estes apoios podem candidatar-se proprietários e entidades gestoras de terrenos, proprietários ou grupos de proprietários de efetivos de pequenos ruminantes, incluindo os rebanhos comunitários.
Estão ainda abertos a organizações de produtores florestais, entidades gestoras de zonas de intervenção florestal, entidades gestoras de áreas baldias, municípios e freguesias incluídos em áreas elegíveis.

Comente este artigo
Anterior Projeto da FCTUC vence Concurso de Empreendedorismo e Inovação
Próximo Presidente da Unac: “Há uma diabolização do eucalipto”

Artigos relacionados

Comunicados

PAGAMENTOS AGOSTO 2019

PAGAMENTOS AGOSTO 2019
No dia 30 de agosto de 2019, o IFAP procedeu a pagamentos* num montante total de cerca de 41,6 milhões de euros, dos quais se destacam os seguintes:
FEAGA

POSEI

Abastecimento – […]

Últimas

Castro Marim: Amendoeiras em Flor levaram mais de 1000 pessoas à serra algarvia


As amendoeiras em flor levaram mais 1000 pessoas à Cumeada da Alta Mora, para participarem nos passeios pedestres promovidos pela Associação Recreativa, […]

Nacional

O caminho para a Agricultura em Portugal? Regar, regar, regar

[Fonte: Expresso] Aproveitamento das terras férteis, com foco no Alqueva, e autossuficiência produtiva e alimentar. Temas fortes dos “Encontros Fora da Caixa” que Expresso e CGD organizaram em Santarém. […]