Agricultura: Governo apoia rebanhos para prevenir fogos

Agricultura: Governo apoia rebanhos para prevenir fogos

[Fonte: Reconquista]
No distrito de Castelo Branco há cerca de 60 freguesias elegíveis a estes apoios.
O Ministério da Agricultura vai disponibilizar cinco milhões de euros para projetos de gestão de combustível florestal com recurso à pastorícia, para prevenir a propagação de incêndios.
O concurso foi aberto e os interessados podem candidatar-se até 30 de novembro, através da página do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
De acordo com as condições publicadas nesta página, no distrito de Castelo Branco há cerca de 60 freguesias elegíveis a estes apoios.
De acordo com o ministério o montante global de cinco milhões de euros “destina-se à implementação de ações de pastoreio, à instalação de sistemas de maneio e gestão do efetivo e ao aumento do efetivo de pequenos ruminantes nas áreas de rede primária e secundária de faixas de gestão de combustível e nas áreas de mosaicos de parcela de gestão de combustível identificadas pelo ICNF”.
A verba é financiada pelo Fundo Florestal Permanente e será repartida por cinco anos, em parcelas de um milhão de euros por ano.
Só para a zona abrangida pelo Programa de Revitalização do Pinhal Interior, do qual faz parte o concelho da Sertã, serão destinados 300 mil euros.
A estes apoios podem candidatar-se proprietários e entidades gestoras de terrenos, proprietários ou grupos de proprietários de efetivos de pequenos ruminantes, incluindo os rebanhos comunitários.
Estão ainda abertos a organizações de produtores florestais, entidades gestoras de zonas de intervenção florestal, entidades gestoras de áreas baldias, municípios e freguesias incluídos em áreas elegíveis.

Comente este artigo
Anterior Projeto da FCTUC vence Concurso de Empreendedorismo e Inovação
Próximo Presidente da Unac: “Há uma diabolização do eucalipto”

Artigos relacionados

Últimas

​Incêndios. Pouca experiência de piloto na origem de acidente no Algarve

[Fonte: Rádio Renascença]

A pouca experiência do piloto e a técnica de pilotagem e de recolha de água estiveram na origem do acidente do avião de combate a incêndios em 25 de julho, quando abastecia na Barragem de Beliche, no Algarve. […]

Últimas

Aprovada recuperação de 5 regadios tradicionais na região Norte

[Fonte: Gazeta Rural]

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, homologou os projetos de recuperação de 5 regadios tradicionais, situados na região Norte.
Trata-se do Regadio do Soutelo, no concelho de Águeda, do Regadio de Montedouro e da Foz, […]

Últimas

Golas antifumo: PGR confirma realização de 54 buscas e envolvimento de 200 elementos da PJ

[Fonte: SAPO 24]

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou, em comunicado, a realização de oito buscas domiciliárias e quarenta e seis não domiciliárias, no âmbito de uma investigação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, em que participa também a Polícia Judiciária. […]