Agricultura: Governo apoia rebanhos para prevenir fogos

Agricultura: Governo apoia rebanhos para prevenir fogos

[Fonte: Reconquista]
No distrito de Castelo Branco há cerca de 60 freguesias elegíveis a estes apoios.
O Ministério da Agricultura vai disponibilizar cinco milhões de euros para projetos de gestão de combustível florestal com recurso à pastorícia, para prevenir a propagação de incêndios.
O concurso foi aberto e os interessados podem candidatar-se até 30 de novembro, através da página do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
De acordo com as condições publicadas nesta página, no distrito de Castelo Branco há cerca de 60 freguesias elegíveis a estes apoios.
De acordo com o ministério o montante global de cinco milhões de euros “destina-se à implementação de ações de pastoreio, à instalação de sistemas de maneio e gestão do efetivo e ao aumento do efetivo de pequenos ruminantes nas áreas de rede primária e secundária de faixas de gestão de combustível e nas áreas de mosaicos de parcela de gestão de combustível identificadas pelo ICNF”.
A verba é financiada pelo Fundo Florestal Permanente e será repartida por cinco anos, em parcelas de um milhão de euros por ano.
Só para a zona abrangida pelo Programa de Revitalização do Pinhal Interior, do qual faz parte o concelho da Sertã, serão destinados 300 mil euros.
A estes apoios podem candidatar-se proprietários e entidades gestoras de terrenos, proprietários ou grupos de proprietários de efetivos de pequenos ruminantes, incluindo os rebanhos comunitários.
Estão ainda abertos a organizações de produtores florestais, entidades gestoras de zonas de intervenção florestal, entidades gestoras de áreas baldias, municípios e freguesias incluídos em áreas elegíveis.

Comente este artigo
Anterior Projeto da FCTUC vence Concurso de Empreendedorismo e Inovação
Próximo Presidente da Unac: “Há uma diabolização do eucalipto”

Artigos relacionados

Nacional

Agricultores não desistem e lançam ‘Cereais do Alentejo’ no pior ano de sempre

[Fonte: Expresso]

No ano passado a produção de cereais já tinha batido no fundo, como a menor produção dos últimos 100 anos – 121 mil hectares, contra 900 mil hectares no final dos anos 80 do século passado, […]

Nacional

Mealhada, Mortágua, Penacova e Bussaco vão transformar “sobrantes” florestais em energia

[Fonte: Expresso]

A biomassa florestal residual da Mata do Bussaco e dos municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova passará a ser encaminhada para as unidades do grupo Altri para ser usada como fonte de energia, foi esta sexta-feira anunciado.
Um protocolo nesse sentido foi assinado esta manhã, […]

Nacional

AlgaEnergy cria empresa conjunta na Índia com a Krishi Rasayan

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

AgMA Energy Pvt. Ltd. é uma «empresa conjunta» criada na Índia pela MicroAlgae Solutions, subsidiária na Índia da empresa biotecnológica espanhola AlgaEnergy, e pela Agrolife Science Corporation, filial da empresa agroquímica Krishi Rasayan Group (Krepl). […]