Agricultura: Governo apoia rebanhos para prevenir fogos

Agricultura: Governo apoia rebanhos para prevenir fogos

[Fonte: Reconquista]
No distrito de Castelo Branco há cerca de 60 freguesias elegíveis a estes apoios.
O Ministério da Agricultura vai disponibilizar cinco milhões de euros para projetos de gestão de combustível florestal com recurso à pastorícia, para prevenir a propagação de incêndios.
O concurso foi aberto e os interessados podem candidatar-se até 30 de novembro, através da página do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
De acordo com as condições publicadas nesta página, no distrito de Castelo Branco há cerca de 60 freguesias elegíveis a estes apoios.
De acordo com o ministério o montante global de cinco milhões de euros “destina-se à implementação de ações de pastoreio, à instalação de sistemas de maneio e gestão do efetivo e ao aumento do efetivo de pequenos ruminantes nas áreas de rede primária e secundária de faixas de gestão de combustível e nas áreas de mosaicos de parcela de gestão de combustível identificadas pelo ICNF”.
A verba é financiada pelo Fundo Florestal Permanente e será repartida por cinco anos, em parcelas de um milhão de euros por ano.
Só para a zona abrangida pelo Programa de Revitalização do Pinhal Interior, do qual faz parte o concelho da Sertã, serão destinados 300 mil euros.
A estes apoios podem candidatar-se proprietários e entidades gestoras de terrenos, proprietários ou grupos de proprietários de efetivos de pequenos ruminantes, incluindo os rebanhos comunitários.
Estão ainda abertos a organizações de produtores florestais, entidades gestoras de zonas de intervenção florestal, entidades gestoras de áreas baldias, municípios e freguesias incluídos em áreas elegíveis.

Comente este artigo
Anterior Projeto da FCTUC vence Concurso de Empreendedorismo e Inovação
Próximo Presidente da Unac: “Há uma diabolização do eucalipto”

Artigos relacionados

Eventos

Seminário “Um terroir de futuro – Como gerir o património vitícola da RDD” – 15 Dezembro – Peso da Régua

A Casa do Douro/Federação Renovação do Douro promove o seminário intitulado “Um Terroir de futuro – Como gerir o património vitícola da RDD”.
Na génese deste encontro está a necessidade premente de olhar a Região Demarcada do Douro numa perspetiva dinâmica e, simultaneamente, global, tendo em conta as diversas componentes que a integram, […]

Nacional

Portugal 2020: resultados alcançados e um olhar sobre o futuro

[Fonte: ECO]

Decorrido mais de metade do período de vigência do Programa Quadro Portugal 2020, revela-se fundamental analisar os resultados alcançados até ao momento e reflectir sobre os próximos passos.

Foi divulgado, recentemente, pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão um Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia (14ª […]

Nacional

Alimentar uma população mundial em crescimento precisa de soluções sustentáveis

[Fonte: Voz do Campo]

No âmbito do Simpósio Nacional da ANIPLA – a Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas –  os especialistas da produção agrícola, da alimentação e da ciência, estiveram reunidos em Coimbra para partilhar as mais recentes tendências de cada uma das áreas para a produção agrícola inteligente. […]