Agricultura: Governo apoia rebanhos para prevenir fogos

Agricultura: Governo apoia rebanhos para prevenir fogos

[Fonte: Reconquista]
No distrito de Castelo Branco há cerca de 60 freguesias elegíveis a estes apoios.
O Ministério da Agricultura vai disponibilizar cinco milhões de euros para projetos de gestão de combustível florestal com recurso à pastorícia, para prevenir a propagação de incêndios.
O concurso foi aberto e os interessados podem candidatar-se até 30 de novembro, através da página do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
De acordo com as condições publicadas nesta página, no distrito de Castelo Branco há cerca de 60 freguesias elegíveis a estes apoios.
De acordo com o ministério o montante global de cinco milhões de euros “destina-se à implementação de ações de pastoreio, à instalação de sistemas de maneio e gestão do efetivo e ao aumento do efetivo de pequenos ruminantes nas áreas de rede primária e secundária de faixas de gestão de combustível e nas áreas de mosaicos de parcela de gestão de combustível identificadas pelo ICNF”.
A verba é financiada pelo Fundo Florestal Permanente e será repartida por cinco anos, em parcelas de um milhão de euros por ano.
Só para a zona abrangida pelo Programa de Revitalização do Pinhal Interior, do qual faz parte o concelho da Sertã, serão destinados 300 mil euros.
A estes apoios podem candidatar-se proprietários e entidades gestoras de terrenos, proprietários ou grupos de proprietários de efetivos de pequenos ruminantes, incluindo os rebanhos comunitários.
Estão ainda abertos a organizações de produtores florestais, entidades gestoras de zonas de intervenção florestal, entidades gestoras de áreas baldias, municípios e freguesias incluídos em áreas elegíveis.

Comente este artigo
Anterior Projeto da FCTUC vence Concurso de Empreendedorismo e Inovação
Próximo Presidente da Unac: “Há uma diabolização do eucalipto”

Artigos relacionados

Últimas

Nova Ação de demonstração do GO CompetitiveSouthBerries sobre a cultura do mirtilo

No dia 11 de julho a empresa Mirtisul (situada perto de Grândola) vai receber a 8.ª edição da Ação de Demonstração do GO CompetitiveSouthBerries sobre a cultura do mirtilo. […]

Comunicados

Coronavirus: seasonal workers included in new guidelines to ensure free movement of critical workers

The Commission published today new practical advice to ensure that mobile workers within the EU that qualify as critical workers in the fight against the coronavirus pandemic can reach their workplace. […]

Nacional

Escola Agrária assinala 130 anos de olhos postos no futuro

Os 130 anos de uma história rica e marcante, na cidade e no país, vão ser celebrados amanhã na Escola Superior Agrária de Coimbra com os olhos postos num futuro que se pretende cada vez mais interveniente na realidade social e económica portuguesa. […]