José Freixial é diretor-geral da Sulregas, empresa de equipamentos de rega que tem sede em Évora e filiais em Beja e em Foros de Salvaterra. É um apaixonado pela agricultura, por viagens e desporto. Gostava de ir ao Japão e a Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Nos tempos livres gosta de jogar ténis, padel e BTT. Acredita que o sucesso só é possível através da inovação permanente. Destaca o papel da agricultura no desenvolvimento futuro do país e tira-o do sério as injustiças.
Temos de aprender a ver a agricultura como motor de desenvolvimento. Somos um país pequeno mas este é um sector de desenvolvimento para todos, em particular para a região interior. O interior tem de apostar na agricultura e na sua transformação. Até porque o nosso país já produz muito para o exterior e para colocar nos mercados estrangeiros. É um investimento futuro e o potencial do Ribatejo é enorme, com uma riqueza muito grande chamada água. Ser muito rico em água permite fazer culturas de quase tudo.
A água vai ser um desafio no futuro e é hoje que se começa a fazer a diferença. A salinização do Tejo e as alterações climáticas poderão no futuro, se nada for feito, trazer desafios. Ainda me lembro do tempo em que não havia água e as pessoas do Alentejo tinham de ir para a rua abastecer-se nas ruas. Agora o Alqueva garante que não falte a água mas, para isso, o controlo das barragens dos nossos vizinhos espanhóis também pode ser determinante.
O nosso compromisso é sempre focado no cliente. É ele o verdadeiro […]