Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Do pão para o copo: Auchan e Barona duplicam produção da cerveja artesanal que combate o desperdício

    trator fardos feno

    Agricultores das Terras da Costa, Almada, marcam marcha lenta contra regulamento do Agroparque

    Incêndios: PR falou com secretário de Estado que lhe inspirou otimismo

    Fundação Calouste Gulbenkian apoia projetos agrícolas que promovam a gestão sustentável da água e do solo

    O 6º guia de vinhos da colecção “guias de vinhos de portugal” é dedicado à região do tejo, contando com a avaliação de 161 vinhos

    wood

    Plano para limpar um milhão de hectares de floresta atinge menos de metade da meta

    Investigadores criam modelo genético que prevê características do sorgo

    Incêndios: Fogo da Covilhã em fase de resolução

    cooperativa moura barrancos

    Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos lança rótulo multilíngue do Azeite de Moura DOP

  • Opinião
    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

    Georgete Felix

    Simplificação ESG: retrocesso ou otimização? Que implicações para o setor agrícola?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Fundação Calouste Gulbenkian apoia projetos agrícolas que promovam a gestão sustentável da água e do solo

    12/08/2025
    wood

    Plano para limpar um milhão de hectares de floresta atinge menos de metade da meta

    12/08/2025

    Investigadores criam modelo genético que prevê características do sorgo

    12/08/2025

    Plano que previa limpeza de um milhão de hectares de floresta cumpriu menos de metade

    12/08/2025

    China proíbe importação de produtos avícolas de Espanha devido a surtos de gripe aviária

    12/08/2025

    Correção folear com Drone

    11/08/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Do pão para o copo: Auchan e Barona duplicam produção da cerveja artesanal que combate o desperdício

    trator fardos feno

    Agricultores das Terras da Costa, Almada, marcam marcha lenta contra regulamento do Agroparque

    Incêndios: PR falou com secretário de Estado que lhe inspirou otimismo

    Fundação Calouste Gulbenkian apoia projetos agrícolas que promovam a gestão sustentável da água e do solo

    O 6º guia de vinhos da colecção “guias de vinhos de portugal” é dedicado à região do tejo, contando com a avaliação de 161 vinhos

    wood

    Plano para limpar um milhão de hectares de floresta atinge menos de metade da meta

    Investigadores criam modelo genético que prevê características do sorgo

    Incêndios: Fogo da Covilhã em fase de resolução

    cooperativa moura barrancos

    Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos lança rótulo multilíngue do Azeite de Moura DOP

  • Opinião
    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

    Georgete Felix

    Simplificação ESG: retrocesso ou otimização? Que implicações para o setor agrícola?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Fundação Calouste Gulbenkian apoia projetos agrícolas que promovam a gestão sustentável da água e do solo

    12/08/2025
    wood

    Plano para limpar um milhão de hectares de floresta atinge menos de metade da meta

    12/08/2025

    Investigadores criam modelo genético que prevê características do sorgo

    12/08/2025

    Plano que previa limpeza de um milhão de hectares de floresta cumpriu menos de metade

    12/08/2025

    China proíbe importação de produtos avícolas de Espanha devido a surtos de gripe aviária

    12/08/2025

    Correção folear com Drone

    11/08/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
centromarca

Portugal lidera dependência promocional no setor do Grande Consumo

por Agroportal
27-05-2021 | 14:06
em Últimas, Comunicados
Tempo De Leitura: 3 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

Em 2020, Portugal ocupou o primeiro lugar relativamente ao peso que as promoções têm no total das vendas no grande consumo, com uma quota de 31,1%. No último ano, Portugal esteve também entre os países onde as marcas de distribuição mais cresceram, situando-se no quarto lugar, apenas atrás de Colômbia, Roménia e Sérvia. Grupo de compradores mais fiel às promoções representa 39% dos lares portugueses e tem uma dependência promocional claramente superior à média.

Portugal é o país – entre os analisados no mais recente estudo da Kantar – onde existe maior dependência promocional no setor do grande consumo de. Em 2020, o peso das promoções no total das vendas dos chamados Fast Moving Consumer Goods (FMCG) registou uma quota de 31,1%, com 60% das cestas a incluírem pelo menos um produto em promoção, segundo o estudo desenvolvido pela Kantar sobre promoções em Portugal e analisado por aquela consultora de mercado e pela Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca. O Reino Unido, com uma quota de 30,6%, e a Polónia, com 26,3%, fecham o pódio.

No último ano, Portugal esteve também entre os países onde a parcela de mercado correspondente às Marcas de Distribuição (MDD) mais cresceram (2 p.p.) a nível global, apenas atrás de Colômbia, Roménia e Sérvia. Esta evolução é considerada muito significativa, uma vez que as MDD já representavam 40,3% em valor do total de vendas de produtos de grande consumo no nosso país.

No que diz respeito aos grupos de compradores, os ‘Promo Lovers’, ou seja, os mais fiéis às promoções, representam 39% dos lares portugueses e têm uma dependência promocional substancialmente superior à média. São essencialmente jovens e casais com filhos pequenos, compram em hiper e supermercados e, no último ano, compraram mais marcas de distribuição do que promoções e procuraram o canal online. Por sua vez, o grupo de compradores menos ‘promocional’, que não compra tantos produtos em promoção, representa 61% dos lares portugueses. São consumidores dispostos a pagar mais tanto por marcas de fabricante como por marcas de distribuição, e caracterizam-se por utilizar uma grande variedade de lojas e diferentes canais de compra.

“As promoções e a preocupação com o fator preço estão há muito no topo das prioridades dos portugueses, no entanto as promoções realizadas de forma contínua não ajudam a construir valor para as marcas, para as categorias e, em última análise, para o mercado. O shopper português aposta especialmente em promoções que assentam em desconto imediato, reduções temporárias de preço ou os chamados preços especiais, mas mais de duas em cada cinco categorias têm forte dependência promocional, sem que apesar disso gerem incrementalidade para o universo do grande consumo”, refere Marta Santos, Sector Director da Kantar.

A análise da Kantar indica que 53% das marcas ganharam compradores através da promoção e 87% conseguiram alargar a sua base global de compradores. No entanto, existem marcas que não conseguem ganhar compradores ao fazerem promoções, pois tal não resulta obrigatoriamente num saldo positivo ao nível do número de clientes.

As promoções são um elemento chave para os hiper e supermercados que tentam competir com o posicionamento das insígnias de smart discounts. Verifica-se que 80% das ocasiões de compra em hipers e supers levam pelo menos um produto em promoção, mas apesar do forte peso das promoções, o retalho observa uma redução da frequência de compra a par de uma perda de fidelidade por parte do consumidor.

“Portugal é um dos países europeus com maior dependência promocional e hoje essa massificação gera um reduzido efeito de alavancagem de vendas, mas continua a ser uma ferramenta fundamental para as marcas, aproximando-as dos consumidores e dotando-as de maior poder competitivo face às marcas dos distribuidores. Independentemente das estratégias promocionais específicas que sejam seguidas pelos retalhistas e pelas marcas, o mais relevante é que as mesmas correspondam a uma proposta de valor atraente para o consumidor e que não gerem tensões desnecessárias ao nível do seu financiamento ou partilha de valor”, explica Pedro Pimentel, Diretor-Geral da Centromarca.

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Live: Apresentação da Feira Nacional de Agricultura 2021 FNA21

Próxima Publicação

Live: Santiago do Cacém, Regadio com Futuro

Artigos Relacionados

Últimas

Do pão para o copo: Auchan e Barona duplicam produção da cerveja artesanal que combate o desperdício

12/08/2025
trator fardos feno
Nacional

Agricultores das Terras da Costa, Almada, marcam marcha lenta contra regulamento do Agroparque

12/08/2025
Nacional

Incêndios: PR falou com secretário de Estado que lhe inspirou otimismo

12/08/2025
Próxima Publicação

Live: Santiago do Cacém, Regadio com Futuro

Discussão sobre este post

Opinião

filipe charters de azevedo
Últimas

Para onde vai o dinheiro da PAC?

por Filipe Charters de Azevedo
10/08/2025

Ler mais
Últimas

Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

por João Costa
03/08/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

Do pão para o copo: Auchan e Barona duplicam produção da cerveja artesanal que combate o desperdício

12/08/2025

Fundação Calouste Gulbenkian apoia projetos agrícolas que promovam a gestão sustentável da água e do solo

12/08/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une
Advertisement

Eventos

Agosto 2025
STQQSSD
     1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
« Jul   Set »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.