A Associação, que estará presente com algumas empresas associadas e parceiros, vai promover workshop dedicado à internacionalização
A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores vai participar na AgroGlobal, uma das mais importantes feiras agrícolas nacionais, que decorre entre 5 e 7 de setembro, em Valada do Ribatejo. Na sexta edição deste evento, que se apresenta como o maior congresso agrícola a céu aberto da Europa, a Portugal Fresh vai ganhar espaço institucional e estará presente com algumas associadas e parceiros, além de promover diversas iniciativas, incluindo o seminário “2030 Fresh Workshop – Internacionalização”.
As empresas Frutalmente, Lusomorango e Vitacress vão marcar presença no espaço de exposição da Portugal Fresh, que contará igualmente com os parceiros AHSA – Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional e FNOP – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas. Como nos certames internacionais onde tem marcado presença, o objetivo da associação nesta feira nacional (que, na edição passada, em 2016, recebeu 35 mil visitantes) é o de sempre: mostrar o que de melhor se produz em Portugal. “O sector das Frutas, Legumes e Flores exporta 55% do valor que produz, o que significa que o peso e a importância do mercado interno ainda é muito grande”, sublinha Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.
Durante os três dias da feira, o auditório da Portugal Fresh, junto ao seu espaço de exposição, será palco de intervenções dos parceiros, além de dinamizar sessões de showcooking. Haverá ainda uma zona de animação com bicicletas que fazem sumos e batidos, de frutas e legumes à escolha.
No dia 6, quinta-feira, no auditório Companhia das Lezírias, no recinto da AgroGlobal, das 14h às 18h, terá lugar o Workshop promovido pela Portugal Fresh, em parceria com o Crédito Agrícola, “2030 Fresh Workshop – Internacionalização” – que contará com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação, Luís Medeiros, na abertura; e do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, no encerramento. Neste seminário, serão partilhados bons exemplos de internacionalização, através dos casos das empresas Driscoll’s, Vale da Rosa e Vitacress. O LIDL, retalhista multinacional alemão que tem mais de 10 mil lojas e representação em 30 países, irá partilhar a parceria firmada com a Portugal Fresh e vários produtores nacionais que tem ajudado no crescimento das exportações, nomeadamente para a Alemanha. A organização da Fruit Attraction, a segunda maior feira europeia de frutas e legumes, também marcará presença. Será ainda apresentado um estudo sobre as tendências de mercado: até 2030, as compras mundiais de Fruta e Legumes ascenderão aos 4,8 biliões de euros.
A promoção interna segue a par da promoção externa. A Portugal Fresh definiu como meta para o sector atingir 2 mil milhões de euros de exportações no final de 2020. “É necessário aumentarmos a promoção e divulgação dos nossos produtos no exterior, abrir novos mercados, principalmente na Ásia, que representa quase 50% das compras de frutas e legumes mundiais e onde praticamente não temos acesso”, reforça o presidente da associação, Gonçalo Santos Andrade.