|
|
|
|
– 10-05-2011 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
PORTUGAL FOODS dinamiza forte mobiliza��o do Agro-Alimentar para os Balc�sA PortugalFoods irá promover a imagem do Sector do Agro-Alimentar Nacional, que representa 12,6% das exporta��es do total do com�rcio internacional portugu�s de bens e 7,6% do PIB nacional, através de uma presença �nica e colectiva de excel�ncia das suas empresas, marcas e produtos como o pescado, o azeite, a carne, os vinhos, as Frutas e as Hort�colas na Regi�o dos Balc�s. Ter� lugar em Novi Sad, na S�rvia a maior mobiliza��o do Sector que utilizar� esta plataforma para o processo de aprendizagem da cultura do mercado do leste europeu, e de posterior penetra��o em mercados de maior dimensão como a Turquia, a Rússia e a Ucr�nia.
A PortugalFoods, que tem vindo a trabalhar conjuntamente com o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, e o Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, bem como com a AICEP – Agência para o Investimento e Com�rcio Externo de Portugal, no sentido de organizar os v�rios subsectores pertencentes ao agro-alimentar, potenciando a criação de uma estratégia coerente para a sua internacionaliza��o, vai levar 51 empresas portuguesas – materializando a maior presença de sempre da Fileira Agro-Alimentar nacional num certame internacional, � 78� Feira Internacional de Agricultura, que irá decorrer de 14 a 21 de Maio, na cidade de Novi Sad (S�rvia), em colabora��o com o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, demonstrando um sinal claro de que se devem promover ac��es conjuntas, sob uma imagem e marca cuidada, com estratégias bem definidas e alinhadas, que salvaguardem a notoriedade e refor�o da imagem de Portugal. Esta iniciativa de participa��o conjunta numa das maiores feiras de Agricultura da Europa, pretende contribuir para o incremento das exporta��es e para a promo��o da internacionaliza��o do agro-alimentar luso, tendo como motiva��es um mercado e economia em franco crescimento, bem como a exist�ncia de zonas francas que funcionam como plataforma excelente para penetrar em mercados de maior dimensão, como o Russo, o Turco e o Ucraniano. Os produtos l�cteos, nomeadamente o queijo; os pr�-cozinhados (ready to eat); os produtos gourmet; os vinhos e outras bebidas alco�licas; azeite; carne e charcutaria; ou ainda por exemplo o pescado: congelados e conservas, são os subsectores do mercado agro-alimentar portugu�s com forte potencial de estabelecimento de rela��es comerciais com a S�rvia. Para Jo�o Miranda, presidente do P�lo de Competitividade Agro-Alimentar, "esta iniciativa representa uma grande oportunidade para o sector agro-alimentar portugu�s, uma vez que, para além do potencial – estamos perante um mercado emergente onde, s� nos �ltimos cinco anos, o volume de importa��es foi duas vezes superior aos das exporta��es, e da sua atractividade – as principais marcas agro-alimentares de escala mundial e ins�gnias do retalho estáo j� representadas na S�rvia, temos oportunidade mostrar aquilo que se faz de bom e de inovador em Portugal no sector. Paralelamente, pretendemos estreitar o interc�mbio de Inovação, investiga��o e conhecimento, através da celebra��o de protocolos de colabora��o entre a PortugalFoods e a comunidade de investiga��o no Agro-Alimentar S�rvio. Esta iniciativa visa mostrar um país evolu�do no Agro-Alimentar que, mais do que comercializar os seus produtos, quer partilhar o seu conhecimento e experi�ncia", refor�a ainda. Para tal, a PortugalFoods aproveita esta iniciativa para assinar um Memorando de Coopera��o com diversos parceiros S�rvios, que se traduz numa coopera��o de Inovação e de partilha de conhecimento, alicer�ada na promo��o de projectos de I&DT entre parceiros cient�ficos e empresariais de ambos os países, bem como a promo��o para a Coopera��o do Com�rcio Bilateral. A PortugalFoods pretende refor�ar a competitividade das empresas do sector agro-alimentar através do aumento do seu �ndice tecnol�gico, promovendo a produ��o, transfer�ncia, aplica��o e valoriza��o do conhecimento orientado para a Inovação, ambicionando agregar as melhores empresas nacionais deste sector de mercado, e transmitir uma imagem de Excel�ncia e Qualidade.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |