|
|
|
|
|
– 28-06-2002 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
Portugal ensina franceses a beber ‘Porto’ no festival de vinho de Bord�usPorto, 27 Jun A decorrer até domingo, a terceira edição do festival tem como convidado de honra a cidade e o vinho do Porto, que conta com um pavilh�o pr�prio. Em declarações � Agência Lusa, a respons�vel de marketing do Instituto do Vinho do Porto (IVP), Louise Fry, adiantou que as nove empresas de vinho do Porto representadas planeiam dar 35 mil provas durante o evento, divulgando assim um produto que, apesar de ter em Fran�a o seu principal mercado, � ainda "mal conhecido" pelos franceses. � que, explicou, "para os franceses o vinho do Porto �, antes de mais, um aperitivo", pelo que os vinhos mais procurados são aqueles sem designa��o especial, cujos pre�os são mais reduzidos. Como consequ�ncia, o pre�o m�dio do vinho do Porto exportado para Fran�a fica aqu�m do de outros mercados, sendo, mesmo, o segundo mais baixo entre os principais mercados importadores, apenas acima da Holanda. Deste facto resulta que o elevado peso do mercado franc�s na quantidade exportada de vinho do Porto (40,2 por cento de Janeiro a Maio deste ano, equivalentes a 1,253 milhões de caixas), se traduz num peso muito mais reduzido em termos de valor (34,8 por cento, equivalentes a 42,4 milhões de euros – 8,5 milhões de contos). Face a esta situa��o, e segundo explicou Louise Fry, a comunica��o do IVP em Fran�a "visa, antes de mais, educar o consumidor quanto �s categorias especiais, levando-o a fazer um +up grade+ e a consumir mais valias". "� um povo que tem tudo para que isso aconte�a", disse, salientando a sua tradi��o de "consumidor e apreciador de vinhos". Neste ambito, e depois de, durante v�rios anos, o investimento ao nível. da promo��o do vinho do Porto ter ca�do em Fran�a, em favor de mercados emergentes onde era preciso apostar, o IVP está agora a renovar a aten��o ao mercado franc�s. � que, apesar de ser l�der em termos de consumo, este mercado � ainda considerado de "segunda linha", face a mercados "de mais valias" como o Canad�, o Reino Unido e os Estados Unidos, explicou Louise Fry. Neste mercados, o peso das categorias especiais no total de vinho do Porto exportado ascendeu, até Maio, a 71 por cento no caso do Canad�, 62 por cento no dos Estados Unidos e 61 por cento no do Reino Unido, quando em Fran�a não ultrapassou os 3,7 por cento.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |