Comissão Conjunta de Cooperação Económica, Comercial e Técnica Catari-Portuguesa esteve reunida em Lisboa para debater o aprofundamento das relações nos domínios da cooperação económica, comercial e de investimento em diversos setores.
Os dois países acordaram a realização de encontros da Comissão Conjunta de dois em dois anos.
A terceira reunião da Comissão Conjunta vai realizar-se em Doha.
Clima, agricultura, educação, transportes e tecnologias em foco
A Comissão Conjunta de Cooperação Económica, Comercial e Técnica Catari-Portuguesa esteve reunida em Lisboa, nos dias 1 e 2 de outubro, visando a adoção de medidas que reforcem a cooperação económica e comercial entre os dois países.
A delegação do Catar, liderada pelo Vice-Ministro de Estado para o Comércio Externo, Ahmed bin Mohammed Al-Sayed, foi recebida pelo Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, e encontrou-se com a delegação portuguesa chefiada pelo Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.
“Estes encontros são o reflexo das boas relações económicas e comerciais entre os dois países, que têm um grande potencial de progressão. Os investimentos bilaterais são muito benéficos para potenciar o crescimento económico. Portugal tem vindo a posicionar-se como um parceiro fiável e seguro para os investidores do Golfo Pérsico e as nossas empresas encontram no Catar um mercado e uma plataforma para uma região plena de oportunidades”, sublinha o Ministro Castro Almeida.
Nesta segunda reunião da Comissão Conjunta os temas de discussão bilateral visaram o aprofundamento da cooperação comercial, económica, empresarial e investimentos entre o Catar e Portugal. As duas delegações abordaram ainda a cooperação em áreas como: alterações climáticas, agricultura, transporte, comunicações e tecnologias da informação e comunicação, turismo, educação, cultura e desporto.
Paralelamente a este encontro, foram realizadas reuniões técnicas entre instituições dos dois países, nomeadamente o Banco Português de Fomento e o Qatar Investment Authority; a Agência para o Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Câmara de Comércio e Indústria do Catar; e a AICEP e a Agência de Promoção de Investimento do Catar (Invest Qatar).
“O aprofundamento das relações económicas e comerciais entre o Catar e Portugal é importante para os dois países. A reunião da comissão conjunta decorreu, 11 anos depois, num ambiente muito construtivo e com perspetivas de aprofundamento no futuro em diversos domínios”, afirma o Secretário de Estado da Economia português.
Os dois países acordaram dar continuidade do diálogo entre o Catar e Portugal, prevendo a realização de sessões desta comissão conjunta de dois em dois anos, e de criarem um Conselho Económico Conjunto.
João Rui Ferreira destaca ainda a importância de encontros mais regulares a nível institucional e sobretudo empresarial dos dois lados, que permitam desenvolver e definir planos de atividades.
Ambas as partes expressaram a expectativa de que seja possível assinar o acordo de cooperação no domínio da Educação, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, bem como Memorando de Entendimento sobre Juventude, Desporto e Cultura.
No âmbito desta deslocação a Portugal, a delegação do Catar visitou a Unicorn Factory Lisboa.
Ficou previsto ainda que a terceira reunião da Comissão Conjunta de Cooperação Económica, Comercial e Técnica Catari-Portuguesa se realize em Doha, numa data ainda a definir.
Fonte: Ministério da Economia e da Coesão Territorial