Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    dgav

    EFSA prorroga o prazo da convocatória para manifestações de interesse para participação no Management Board (2026-2030)

    assinatura em papel mão caneta

    Incêndios: PS leva ao primeiro plenário pós-férias formação de comissão técnica independente

    Let farmers farm, don’t cut funds

    Farm Europe

    SOTEU: what President von der Leyen failed to say on the state of EU agriculture

    JRC

    ASAP assessment August 2025

    zero

    ZERO entende que planos municipais e regionais de ação climática são parte da resposta às ondas de calor e aos incêndios rurais – mas importa elaborá-los

    fruta

    Estado da União: Bruxelas vai lançar campanha para aumentar consumo de alimentos da UE

    Estado da União: Comissão quer criar centro europeu de combate a incêndios

    river flood water

    Pedidos de indemnização devido a descargas no rio Lis somam 255 mil euros

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Agricultores à nora atrás dos apoios do Estado

    10/09/2025

    Cotações – Cortiça – 1 a 7 de setembro de 2025

    09/09/2025

    Situação tributária e contributiva – verificação de critério de elegibilidade

    09/09/2025

    Exportações do sector florestal acima dos 6,4 mil milhões de euros em 2024

    09/09/2025

    Viticultores do Alentejo com quebra média de produção de 30%

    09/09/2025

    Crédito Agrícola anuncia medidas extraordinárias de apoio às vítimas dos incêndios

    09/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    dgav

    EFSA prorroga o prazo da convocatória para manifestações de interesse para participação no Management Board (2026-2030)

    assinatura em papel mão caneta

    Incêndios: PS leva ao primeiro plenário pós-férias formação de comissão técnica independente

    Let farmers farm, don’t cut funds

    Farm Europe

    SOTEU: what President von der Leyen failed to say on the state of EU agriculture

    JRC

    ASAP assessment August 2025

    zero

    ZERO entende que planos municipais e regionais de ação climática são parte da resposta às ondas de calor e aos incêndios rurais – mas importa elaborá-los

    fruta

    Estado da União: Bruxelas vai lançar campanha para aumentar consumo de alimentos da UE

    Estado da União: Comissão quer criar centro europeu de combate a incêndios

    river flood water

    Pedidos de indemnização devido a descargas no rio Lis somam 255 mil euros

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Agricultores à nora atrás dos apoios do Estado

    10/09/2025

    Cotações – Cortiça – 1 a 7 de setembro de 2025

    09/09/2025

    Situação tributária e contributiva – verificação de critério de elegibilidade

    09/09/2025

    Exportações do sector florestal acima dos 6,4 mil milhões de euros em 2024

    09/09/2025

    Viticultores do Alentejo com quebra média de produção de 30%

    09/09/2025

    Crédito Agrícola anuncia medidas extraordinárias de apoio às vítimas dos incêndios

    09/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Artigo do arquivo do Agroportal entre 1999 e 2014.

Plano de comunicação dos Ovos-moles de Aveiro IGP na vertente produto de oferta turística – parte II – Celso Guedes de Carvalho

por Agroportal
31-07-2007 | 00:00
em Arquivo Opinião
Tempo De Leitura: 5 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

Antes de continuar a sua leitura deixe-me referir que este artigo é dividido em 2 partes. E que na primeira parte foi abordada a importância da existência de um “briefing” num Plano de Comunicação. Se ainda não teve oportunidade para ler esse artigo sugiro que comece por aí (ver artigo anterior).

O “briefing”, como já foi referido, é a fase que antecede a elaboração de um Plano de Comunicação. Nele estão contidas uma série de informações que vão permitir, à equipe que vai elaborar o Plano, fazer o seu trabalho: definir a estratégia, as acções de comunicação, o seu planeamento, orçamentação e avaliação do impacto nos alvos definidos.

Como já tive oportunidade de ler* o “briefing” estou em condições de fazer um exercício de aproximação do que deverá ser o Plano de Comunicação dos Ovos Moles de Aveiro na vertente produto de oferta turística.

Passemos então à leitura do Plano de Comunicação e dos seus vários itens:

1. Caracterização do projecto:

Lançamento dos Ovos Moles de Aveiro IGP – vertente produto de oferta turística.

2. Caracterização do Cliente:

APOMA – Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro
É uma associação de produtores de ovos-moles de Aveiro e é a entidade responsável por gerir a denominação Ovos-moles de Aveiro IGP. Esta gestão inclui o controlo do processo de produção (juntamente com a OPC) e de comercialização. Tem 42 associados: 36 produtores de ovos- moles, dois de hóstia, dois de ovos e mais dois parceiros.

3. O produto:

Ovos Mole de Aveiro IGP (Indicação Geográfica Protegida)

4. Desafio:

Fazer dos Ovos Moles de Aveiro IGP uma referencia nas decisões de compra dos turistas que visitam a Cidade de Aveiro.

5. Objectivos:

– Aumentar a notoriedade da “marca” Ovos Moles de Aveiro IGP
– Divulgar e proteger a “marca” Ovos Moles de Aveiro IGP
– Estimular a compra dos Ovos Moles de Aveiro IGP
– Promover a experimentação dos Ovos Moles de Aveiro IGP

6. Alvos de comunicação:

– Turistas que visitam Portugal
– Turistas que visitam a Cidade de Aveiro
– Entidades emissoras de serviços turísticos da cidade de Aveiro
– Entidades nacionais de promoção do turismo de Portugal
– Entidades locais de promoção do turismo de Aveiro e da Região da Rota da Luz
– Produtores de Ovos Moles

7. Concorrência:

– Bolo de 24 horas
– Broinhas de Pão-de-Ló
– Cucharrinhas
– Esquecidos
– Pastéis Folhados com Recheio de Ovos
– Raivas

Posicionamento da concorrência:
– Doces regionais
– Doces tradicionais

8. Estratégia copy (textos)

Promessa e/ou Benefício
Atributo principal, vantagem a comunicar, identificação do valor:
– Doçaria regional genuína
– Doce conventual
– Produto tradicional
– Versatilidade ao nível do packing
– Macio e sedoso
– Métodos de fabrico tradicional e local
– Produto de origem certificada
– Experiência gastronómica
– Arte e sabor num só produto

As provas
– Certificação IGP – regulamento CEE nº2081/92
– Caderno de especificações
– Holograma com nº de série
– Receituário
– O produto

O tom da mensagem
– Demonstrativo
– Emotivo

As limitações da mensagem:
– Normas de alteração e oposição da marca Ovos Moles de Aveiro IGP constantes do caderno de especificações
– Holograma com número de série (código alfanumérico que permite rastrear o produto).
– Conteúdos em inglês e castelhano

9. Estratégia criativa

(os seguintes elementos fazem parte do trabalho definido pelo departamento criativo de uma agência)

Elementos Verbais
– Títulos
– Slogan

Elementos não verbais
– Layout / Estrutura,
– Ilustração / imagem,
– Cores
– Tipografia (tipo de letra)

Com o “briefing” e a estratégia criativa definida estamos agora, e só agora, em condições de definir a estratégia de meios e acções de comunicação que nos vão permitir atingir os objectivos definidos.

Passemos então à segunda parte do Plano de Comunicação e às suas várias fases.
Dada a limitação de espaço para um artigo desta natureza, vou “apenas” limitar-me a listar os meios e acções que permitiriam cumprir com os objectivos anteriormente definidos.

10. Estratégia de Meios

– Identidade Corporativa
– Publicações
– Relações Publicas
– Publicidade
– Internet / Multimédia
– Promoção de Vendas

11. Estratégia de Acções

Nesta fase do Plano de Comunicação devem ser descritas as acções de comunicação, nomeadamente: o seu objectivo, a justificação da opção, os recursos envolvidos, os conteúdos, os suportes de comunicação envolvidos (por ex: folheto) e os nomes, locais e datas das mesmas.

Como já foi referido, irei apenas listar um conjunto de acções que estão de acordo com os objectivos anteriormente definidos.

Acções:
– Sinalética Loja Autorizada
– Autocolante Loja Autorizada “Ovos Moles de Aveiro
– Saco Ovos Moles
– PLV´s Hotéis
– Flyer informativo Ovos Moles de Aveiro IGP
– Flyer boas vindas
– Folheto História Infantil Ovos Moles de Aveiro IGP
– Ovos moles (distribuição no posto de turismo)
– Stand Aeroporto Francisco Sá Carneiro
– Decoração Portas Aeroporto Francisco Sá Carneiro
– Outdoor
– Site www.ovosmolesexperience.com
– Acção Freiras Sensuais

As fases seguintes são:

12. Orçamentação
13. Execução do plano/ cronograma
14. Avaliação dos resultados

Para medir o retorno do investimento feito nas acções de comunicação é necessário avaliar o impacto das mesmas, nomeadamente o grau de compreensão, memorização, aceitação e, não menos importante se originou vendas (claro, se for este um dos objectivos de comunicação).

Ao longo de 2 artigos tentei demonstrar a importância de planear antes de fazer. De basear as decisões com base em dados concretos e não com base no “achómetro”. De definir as acções de comunicação com base em estratégias e objectivos concretos.
Se adoptar estes conselhos vai com certeza diminuir a probabilidade de desperdiçar recursos.

* para a elaboração destes artigos foi elaborado um “briefing” com os dados descritos no artigo anterior

Celso Guedes de Carvalho
Senior Partner Marketing Agro-Alimentar

Ponto de situação sobre os produtos tradicionais portugueses – Celso Guedes de Carvalho

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Xerox lan�a papel "verde" que gasta menos �rvores e menos �gua

Próxima Publicação

Fronteira Reserva 2004 e Quinta do Cardo Special Selection 2003 premiados em “Les Citadelles du Vin 2007”

Artigos Relacionados

Arquivo Opinião

Agroportal cessa a actividade – Carlos Mattamouros Resende

25/11/2014
Arquivo Opinião

Oportunidades e oportunismos – Carlos Neves

24/11/2014
Arquivo Opinião

“Intensificação sustentável”, Agricultura de precisão e o PDR2020 – Ricardo Braga

18/11/2014
Próxima Publicação

Fronteira Reserva 2004 e Quinta do Cardo Special Selection 2003 premiados em “Les Citadelles du Vin 2007”

Discussão sobre este post

Opinião

luis caixinhas
Últimas

O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

por Luís Caixinhas
07/09/2025

Ler mais
Últimas

Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

por António Bonito
17/08/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

dgav

EFSA prorroga o prazo da convocatória para manifestações de interesse para participação no Management Board (2026-2030)

10/09/2025

Let farmers farm, don’t cut funds

10/09/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une
Advertisement

Eventos

Setembro 2025
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30      
« Ago   Out »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.