Pão de Açúcar faz maior encomenda de vinho português para o Brasil

Pão de Açúcar faz maior encomenda de vinho português para o Brasil

A cadeia de distribuição brasileira acaba de importar 200 mil garrafas de 13 empresas de vinho verde, num negócio avaliado em quase meio milhão de euros e promovido pela Associação Empresarial de Portugal.

A maior exportação registada, de uma só vez, de um tipo de vinho para o mercado brasileiro. É assim que a Associação Empresarial de Portugal (AEP) classifica a encomenda de cerca de 200 mil garrafas de vinho verde, engarrafado por 13 produtores nacionais, por parte da cadeia de distribuição Pão de Açúcar.

Este negócio avaliado em 460 mil euros resultou de uma acção de promoção no mercado brasileiro organizada pelo AEP, em parceria com a empresa de publicidade Opal e a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, no âmbito do projecto de internacionalização “Business On the Way”, que envolveu importadores, distribuidores e escanções brasileiros.

Durante dois dias, os especialistas desta cadeia de distribuição, que tem mais de duas mil lojas em território brasileiro, provaram várias marcas de vinhos verdes, fazendo posteriormente a negociação e a encomenda destes artigos junto dos produtores desta região demarcada, que abrange 37 concelhos nortenhos e em 2017 ultrapassou os 60 milhões de euros na exportação.

Também no âmbito de uma parceria deste género e com o mesma retalhista, realizada no primeiro semestre de 2016, o Pão de Açúcar tinha importado mais de 100 mil garrafas de vinho português, provenientes de sete regiões vitivinícolas e 19 produtores, gerando na altura uma facturação de cerca de 300 mil euros.

“Cada vez mais consumidores brasileiros conhecem os vinhos portugueses. Apesar da carga fiscal elevada, que acaba por penalizar os nossos vinhos face ao Chile ou à Argentina, este processo merece o esforço e empenho da AEP. Esta tipologia de acção deve ser replicada no futuro pelo impacto imediato que tem nas vendas dos produtores nacionais e pela motivação que desperta em todos os agentes económicos”, frisou numa nota de imprensa o presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida.

Comente este artigo
Anterior Hay 18.000 beneficiarios de ayudas en CyL que deberían estar fuera del sistema (UCCL)
Próximo Floresta amazônica, uma commodity?

Artigos relacionados

Nacional

Agroop lança tecnologia IoT para a agricultura

[Fonte: Vida Rural]

A Agroop acaba de apresentar um produto integrado para o setor agrícola baseado em Internet of Things (IoT) e que é constituído pelo multisensor Stoock e pela aplicação Agroop Cooperation.
“O principal objetivo desta nova solução é […]

Nacional

É bom misturar água e eletricidade!? – José Pedro Salema

A energia necessária para a elevação e distribuição da água é o principal custo do grande empreendimento do Alqueva mas na associação das dezenas de planos de água à produção fotovoltaica pode estar a chave para a sustentabilidade do maior projeto hidroagrícola do país.
Os aproveitamentos hidráulicos têm na maioria dos casos habitualmente a sua origem de água em grandes barragens a cotas mais altas que as áreas que beneficiam, […]

Últimas

Casa Ferreirinha e Sandeman distinguidas internacionalmente pela sustentabilidade

[Fonte: Vida Rural]

A Casa Ferreirinha e a Sandeman foram distinguidas, nos EUA, no âmbito do ‘2019 International Award of Excellence in Sustainable Winegrowing’, distinção atribuída pelo Botanical Research Institute of Texas (BRIT). Numa nota enviada às redações, a Sogrape Vinhos refere que esta é […]