CROPLIFE PORTUGAL MANIFESTA O SEU APOIO AO POSICIONAMENTO DA CROPLIFE EUROPE SOBRE A NOVA PROPOSTA OMNIBUS
Mais do que uma atualização legislativa, para a CropLife Europe, o OMNIBUS sobre Segurança Alimentar e Alimentos para Animais da Comissão Europeia é uma oportunidade para modernizar a forma como a Europa oferece inovação aos seus agricultores, mantendo simultaneamente elevados níveis de proteção para os consumidores e para o ambiente. A CropLife Portugal manifesta o seu apoio ao posicionamento da CropLife Europe, reconhecendo a importância de criar mecanismos e desbloquear soluções que enriqueçam a caixa de ferramentas dos agricultores e lhe permitam ser cada vez mais sustentáveis.
Nos últimos seis anos, mais de oitenta substâncias ativas, incluindo biopesticidas, deixaram de fazer parte do conjunto de soluções ao dispor do agricultor, num cenário onde não foram aprovadas quaisquer novas entradas. Quando a inovação avança mais depressa do que a regulamentação, os agricultores perdem tempo e a União Europeia (EU) perde competitividade.
É sob este contexto que o pacote OMNIBUS se revela um passo inicial importante para resolver bloqueios que há muito são conhecidos no sistema. A orientação para a simplificação, incluindo aprovações e renovações mais proporcionais, bem como um enquadramento mais claro para o controlo biológico é muito positiva e necessária. Representa «um passo importante para uma implementação mais pragmática e objetiva dos regulamentos europeus, permitindo que a inovação científica em proteção das plantas chegue ao terreno com maior agilidade, sem comprometer os elevados níveis de segurança», refere João Cardoso, Diretor Executivo da CropLife Portugal.
Uma oportunidade para substituir burocracia desnecessária por processos modernos e baseados na ciência, que mantêm a segurança elevada e colocam, mais rapidamente, inovações comprovadas nas mãos dos agricultores. Isto porque, «esperar mais com menos ferramentas não funciona para os agricultores», afirma Olivier de Matos, Diretor-Geral da CropLife Europe, acrescentando ainda que «o OMNIBUS ajuda a modernizar as regras da UE para que soluções inovadoras, baseadas na ciência, cheguem mais rapidamente aos campos, mantendo elevados padrões de segurança».
Fonte: CropLife Portugal













































