Oliveira do Hospital realiza feira digital do queijo Serra da Estrela

Oliveira do Hospital realiza feira digital do queijo Serra da Estrela

A edição deste ano da Festa do Queijo Serra da Estrela, em Oliveira do Hospital, vai decorrer em formato digital durante um mês, entre 13 de março e 13 de abril.

Devido à pandemia da covid-19, “o evento foi transformado numa festa digital, com o objetivo de apoiar os produtores nas vendas do afamado queijo Serra da Estrela”, informa o município em comunicado, indicando que a feira, pelo segundo ano consecutivo, será realizada pela plataforma Dott, disponível na página de internet da Câmara de Oliveira do Hospital: www.cm-oliveiradohospital.pt.

“Os produtores de vinho do Dão também vão juntar-se à festa ‘online’, vendendo, através da mesma plataforma, alguns dos melhores néctares que se produzem no concelho de Oliveira do Hospital, que integra a Região Demarcada do Dão”, acrescenta.

Segundo a nota, apesar de “confinada à internet, a maior festa do queijo Serra da Estrela de Portugal não deixa (…) de ter uma vasta programação”, com recurso às redes sociais da autarquia e com sessões para diferentes públicos, sobre gastronomia, artesanato, usos e costumes, património histórico e arqueológico, recheadas de “aromas e sabores” de Oliveira do Hospital.

Produção ao vivo de queijo e requeijão, apresentação de “produtos endógenos de qualidade” e artesanato, realização de ‘shows cooking’, palestras, exposições e animação cultural são algumas das atividades programadas, tendo sempre presente “aquela que é uma das ‘sete maravilhas’ da gastronomia portuguesa”.

“Numa vertente lúdico-pedagógica para os mais novos, estará em funcionamento a Escolinha do Queijo, com a execução de várias atividades centradas no queijo Serra da Estrela e na atividade ligada à pastorícia”, destaca a Câmara de Oliveira do Hospital, presidida por José Carlos Alexandrino.

No primeiro dia da festa virtual, 13 de março, das 09:00 às 13:00, realiza-se a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional – Da Nossa Terra, com a participação de produtores de queijo com denominação de origem protegida (DOP) e outros produtos locais.

“A Festa do Queijo Serra da Estrela tem sido uma das grandes alavancas da economia local, estimando-se que tenha um impacto económico de sensivelmente 2,5 milhões de euros e um retorno mediático superior a 40 milhões de euros, de acordo com os últimos estudos de monitorização realizados”, salienta o município.

Há um ano, a Festa do Queijo, agendada para 14 e 15 de março, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo quarto ano consecutivo, foi cancelada já no contexto da pandemia, “dando lugar àquela que foi considerada a primeira feira digital do país”.

Comente este artigo
Anterior Politécnico de Coimbra desenvolve solução para reaproveitar subproduto do requeijão
Próximo Tamanho das vinhas influencia função das aves no combate a pragas - estudo

Artigos relacionados

Internacional

Brasil: Tecnologias digitais podem transformar a agricultura

As tecnologias digitais podem ter um papel transformador na agricultura do futuro. Elas são a grande aposta para o aumento da renda e da produtividade, trazendo menos impacto […]

Internacional

Denuncian que la ganadería extensiva seguirá siendo víctima con la nueva PAC y exigen cobrar lo mismo que los agricultores

La Fundación Savia desde hace tiempo viene denunciando «la tergiversación interesada que se está haciendo del lenguaje ganadero, con el fin de enmascarar el perjuicio que en España se le está […]

Nacional

ASAE apreende vinho “Pêra-Manca” falsificado em Braga

Foi em Braga que a ASAE encontrou um homem a vender vinho Pêra-Manca falso. Apreendeu apenas 2 garrafas, mas ainda assim estavam a ser vendidas por 200 euros cada. […]