Negociações UE- Mercosul “Encalhada”

Negociações UE- Mercosul “Encalhada”

Decorre em Assunção, capital do Paraguai, uma nova ronda de negociações entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, com a finalidade de ser conseguido um Acordo de Associação entre os dois blocos regionais.

As negociações têm avançado em vários dossiers, mas de momento encontram-se “encalhadas” nos aspetos mais difíceis, nomeadamente no “dossier Agricultura”, cuja última notícia sobre as negociações apontam para a falta de acordo sobre um conjunto de produtos considerados “sensíveis”, não aceitando a UE as reivindicações dos países do Mercosul, em especial para as quantidades e cotas que pretendem introduzir no mercado único europeu, sem direitos aduaneiros.

Os produtos “sensíveis” mais importantes para a UE são: carne de vaca, açúcar, carne de aves, etanol, arroz e sumo de laranja.

Paralelamente às negociações oficiais, as entidades representativas da sociedade civil dos dois blocos – Comité Económico e Social Europeu (CESE) e o Foro Consultivo Económico e Social del Mercosur (FCES) reuniram em Assunção com a finalidade de tomarem uma posição comum face às negociações.

A Delegação Europeia do CESE, composta por três conselheiros, entre os quais o Secretário Geral da CONFAGRI , Francisco Silva, manifestaram, na reunião preparatória, as posições do CESE sobre as negociações e propuseram a constituição de um Comité Mixto entre o CESE e o FCES, para funcionar se o Acordo for seguido e acompanhar a aplicação deste.

O Secretário Geral da CONFAGRI ao intervir na reunião defendeu a posição da agricultura europeia, veiculada por recente posição da COGECA -Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas da União Europeia, organização que representa o sector cooperativo agrícola na UE, e que se opõe totalmente à concessão de mais facilidades para importações de produtos sensíveis do Mercosul.

Comente este artigo
Anterior Agricultura e Florestas
Próximo Simpósio sobre a agricultura biológica - 8 de Março 2018 - Santarém

Artigos relacionados

Últimas

Revenue publishes revised income tax guidelines for Farm Partnerships

Teagasc has appointed Dr. John Colreavy as the Director of the Meat Technology Centre…

Comente este artigo
#wpdevar_comment_4 span,#wpdevar_comment_4 iframe{width:100% !important;} […]

Últimas

Jovens Agricultores serão mais apoiados no novo Quadro Comunitário que entra em vigor a partir de 2020

[Fonte: Mensageiro de Bragança]
O novo Quadro Comunitário, que estará em vigor de 2020 a 2030, prevê um aumento dos incentivos para os Jovens Agricultores. […]

Últimas

Abril regista maior volume de produção de frango e ovos de galinha

[Fonte: Agricultura e Mar]
O volume de produção de frango em Abril de 2019 teve um aumento de 12,5% (+1,3% em Março), […]