Iniciativa inclui-se no compromisso de proteção do Parque das Serras do Porto, onde a Companhia gere 25% do território florestal.
A The Navigator Company, empresa de base florestal, e o Serviço de Proteção Civil da Câmara Municipal de Paredes levaram a cabo, no início de março, uma ação conjunta de recolha de mais de uma centena de pneus, em Aguiar de Sousa.
A zona, integrada no Parque das Serras do Porto, estava identificada pelo depósito frequente de lixo, nomeadamente materiais industriais e pneus, pelo que a iniciativa teve como objetivo “a prevenção de incêndios e a sensibilização para a conservação e proteção do meio ambiente”, informou a autarquia.
A paisagem protegida do Parque das Serras do Porto – cerca de 6 000 hectares que conjuga zonas de floresta de produção com áreas de lazer, povoações, e património histórico e cultural – nasceu em 2017 da união de esforços dos municípios de Valongo, Gondomar e Paredes, com envolvimento da comunidade e dos proprietários, incluindo a The Navigator Company, que gere 25% do território florestal abrangido pelo parque.
O protocolo de colaboração entretanto assinado pela Navigator com a Associação Parque das Serras do Porto representa mais um testemunho de como as áreas plantadas de forma sustentável podem criar riqueza para investir na conservação e na melhoria das infraestruturas, abrir a floresta a outros usos e criar áreas bem geridas que protegem as populações do perigo de incêndio.
Em 2020, a The Navigator Company iniciou um investimento superior a 319 mil euros em 238 hectares de áreas arrendadas no parque, com vista à plantação de 150,3 hectares de eucalipto e 57,5 hectares de outras espécies, e à intervenção em corredores ecológicos.
O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.