A unidade de Sementes Hortícolas da Syngenta e a Heritable Agriculture firmaram uma parceria para usar Inteligência Artificial (IA) na otimização de variedades de sementes hortícolas, visando acelerar o desenvolvimento e melhorar a performance das culturas.
De acordo com o comunicado de imprensa, o objetivo é prever com precisão quais variedades oferecem maior produtividade em cada região, apoiando os agricultores na escolha da semente mais adequada às suas condições de solo e clima.
Com base em dados históricos de condições edafoclimáticas e ensaios de campo, a Heritable vai aplicar ferramentas de IA ao portefólio global de sementes da Syngenta para prever com mais precisão as variedades de maior produtividade em cada região, ajudando os agricultores a escolher as mais adequadas às suas condições locais.
“Semear a semente adequada é fundamental para o sucesso do agricultor. Novas inovações no âmbito da IA podem ajudar-nos a trazer a melhor inovação para o campo ou para a estufa”, afirmou Matthew Johnston, Diretor Global de Sementes e Hortícolas e Flores da Syngenta.
A Heritable, criada no laboratório de inovação da Alphabet (empresa-mãe da Google X), aplica IA para melhorar a agricultura. No âmbito desta parceria, a empresa vai analisar a interação entre genética vegetal, clima, solo e dados proprietários para prever a produtividade das sementes hortícolas da Syngenta em todo o mundo, com resolução de até 10 metros.
“Estamos entusiasmados por trabalhar com a Syngenta para ajudá-los a usar ferramentas de IA de ponta para posicionar as suas novas variedades hortícolas de forma mais eficiente”, comentou Brad Zamft, CEO da Heritable Agriculture. E continua: “esta colaboração é um ótimo exemplo dos tipos de mercados e aplicações que se podem alavancar quando os mais recentes avanços da IA são devidamente direcionados em todas as áreas do setor agrícola”.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.