Montalegre reduz ninhos de vespa asiática em 75% com rede de armadilhas

Montalegre reduz ninhos de vespa asiática em 75% com rede de armadilhas

A rede de armadilhas levada a cabo pela Câmara Municipal de Montalegre, através do Gabinete Técnico Florestal (GTF), está a dar resultado. Há menos 75% de ninhos identificados da vespa velutina, também conhecida por asiática, no concelho.

O técnico que lidera este Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina, José Luís Tavares, fala em “sucesso”. Ainda assim, a autarquia de Montalegre reforçou em 25% a rede de armadilhas.

Até final de Maio, com monitorizações quinzenais, toda a acção de trabalho deve estar concluída, garante fonte institucional da autarquia.

Para já, todos os interessados podem acompanhar o andamento dos trabalhos no mapa interactivo agora divulgado (aqui).

Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina

Desde meados de Fevereiro que está em marcha, pelo segundo ano consecutivo, o Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina. Uma aposta que a autarquia de Montalegre dá sequência depois do impacto positivo que obteve o ano passado.

No terreno está uma equipa, liderada pelo técnico José Luís Tavares, que conta palmilhar o concelho até final de Maio.

Mapa interactivo

Este ano, os dados podem ser acompanhados através de um mapa interactivo que exibe os resultados à medida que os trabalhos são efectuados.

“Um trunfo que alavanca esta aposta municipal para uma maior proximidade e rapidez com o grande público. Ainda em matéria de divulgação, as paróquias do concelho também foram informadas, sendo mais um canal informativo junto dos cidadãos”, realça a mesma fonte.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior 10º Colóquio do Milho 2020 - Apresentações
Próximo Projeto agROBOfood disponibiliza 2,65 milhões de euros a PME

Artigos relacionados

Internacional

La prioridad de la UE es cerrar la PAC para abril, apostando por una agricultura ecológica con compensaciones a los agricultores

Portugal, que hasta finales del próximo junio presidirá el Consejo de la Unión Europea, se ha fijado como prioridad concluir para abril la reforma de la Política Agrícola Común (PAC), que regulará el campo europeo entre 2023 y 2027, […]

Nacional

Água consumida no combate aos incêndios não será cobrada pelos municípios


Os municípios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera decidiram não cobrar aos seus munícipes a água da rede pública utilizada no combate ao fogo que atingiu aqueles concelhos no dia 17 de junho.“Vamos fazer uma média dos consumos dos primeiros cinco meses do ano e o valor que estiver a mais no mês de junho será […]

Últimas

Pedro do Carmo congratula Mundo Rural no Parlamento

O deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, elogiou nesta quinta-feira, 11, no Parlamento, o papel do sector agrícola durante o último, ajudando o país durante […]