Desde 1990 que 53% dos lagos a nível mundial encolheram, segundo um estudo publicado na Science.
Os maiores lagos que existem no mundo estão a ficar mais pequenos e com menos água. A partir de uma combinação de observações de uma série de satélites com mais de três décadas, um grupo de investigadores chegou à conclusão de que “mais de metade dos maiores lagos do mundo diminuiu nas últimas três décadas”, contou o autor principal do estudo, Fangfang Yao ao Azul. A avaliação publicada esta quinta-feira na revista Science foi “a primeira análise exaustiva de tendências e dos factores de variabilidade do armazenamento global da água dos lagos com base numa série de satélites e modelos”, acrescenta.
Motivado pela crise ambiental que vai impactar algumas das maiores massas de água, e em especial o “desastre do mar de Aral”, um dos maiores lagos do mundo que está quase seco, Fangfang Yao, investigador convidado na Universidade da Virgínia, juntamente com colegas da Universidade do Colorado em Boulder, Universidade Estadual do Kansas, de França e da Arábia Saudita criaram uma técnica que permite medir as alterações dos níveis da água em cerca de 2000 dos maiores lagos e reservas do mundo. Isto é, de 95% do armazenamento total de água dos lagos na Terra.
Apesar de a maioria dos lagos estar a diminuir, o estudo mostra que cerca de 24% registaram aumentos significativos no armazenamento […]