Marques Mendes antecipa mini remodelação no Governo. Pedro Nuno Santos e Nelson de Souza sobem a ministro

Marques Mendes antecipa mini remodelação no Governo. Pedro Nuno Santos e Nelson de Souza sobem a ministro

[Fonte: ECO]

O comentador da SIC antecipa uma mini remodelação no Governo. Primeiro as saídas. Marques Mendes confirma que a convenção do PS, no dia 16 de fevereiro, culminará com a apresentação de Pedro Marques como cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias, uma notícia que de resto já tinha sido avançada pelo jornal Público no início de janeiro.

Além de Pedro Marques, atual Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, o comentador da SIC antecipa a saída de Maria Manuel Leitão Marques — que tem a pasta da Presidência e da Modernização Administrativa — para o Parlamento Europeu. Sobre Maria Manuel Leitão Marques, o comentador ressalva que a saída “ainda não é certa”.

Na lista dos deputados para as europeias, Francisco Assis deverá ficar fora: “É pena porque tem pensamento europeu estruturado”, lamenta o comentador.

Agora as entradas no Governo. Segundo a previsão de Marques Mendes, a mini remodelação vai implicar uma mudança na orgânica no Executivo. O Ministério do Planeamento e das Infraestruturas será dividido em dois.

A parte das Infraestruturas ficará com Pedro Nuno Santos, o atual Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares que, de acordo com Marques Mendes, ficará ainda com a pasta da Mobilidade Interna que importará do Ministério do Ambiente, de João Matos Fernandes. “Vai ser um super ministro”, vaticina o comentador.

No Planeamento e com a pasta dos Fundos Comunitários ficará Nelson de Souza, atual secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão. Souza foi gestor do Programa Compete/QREN e do Prime, administrador do IAPMEI e gestor de programas no PEDIP (Programa Específico de Desenvolvimento da Indústria Portuguesa). Fica com a pasta numa altura sensível, em que em Bruxelas se negoceia a dotação para o Portugal 2030.

Pedro Marques e o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.Homem de Gouveia/LUSA 19 dezembro, 2016


Com a promoção de Pedro Nuno Santos,
abre-se uma vaga na secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares. Marques Mendes antecipa que será Mariana Vieira da Silva a ocupar o cargo. Mariana Vieira da Silva, filha do ministro Vieira da Silva, é atualmente secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro.

O comentador da SIC antecipa que António Costa vai comunicar estas mudanças ao Presidente da República no dia 17 de fevereiro, no dia seguinte à convenção do PS, altura em que os socialistas apresentam a lista dos candidatos às europeias.

A última grande remodelação do Governo aconteceu em outubro de 2018, com a saída de Azeredo Lopes da Defesa e a entrada de João Gomes Cravinho. Na Economia, Manuel Caldeira Cabral saiu para dar o seu lugar a Pedro Siza Vieira (ministro-adjunto e da Economia). Na Saúde, Adalberto Campos Fernandes foi substituído por Marta Temido. Na Cultura, a pasta passou a ser ocupada por Graça Fonseca, que sucedeu a Luís Filipe Castro Mendes.

Nessa altura, também houve uma mudança de orgânica. O Ministério do Ambiente passou a Ambiente e Transição Energética, com a inclusão da Secretaria de Estado da Energia. Secretaria que foi entregue a João Galamba.

(Notícia atualizada às 21h20 com mais informação)

Comente este artigo

O artigo Marques Mendes antecipa mini remodelação no Governo. Pedro Nuno Santos e Nelson de Souza sobem a ministro foi publicado originalmente em ECO

Anterior A influência da Qualidade da Pulverização numa eficaz Protecção das Culturas. - António Cannas
Próximo Portugal 2020 tem execução mais atrasada que o QREN. Diferença é de dez pontos percentuais

Artigos relacionados

Últimas

BUYIN.PT efectua parceria com empresa angolana

A BUYIN.PT – Comércio Electrónico S. A. efectuou um ACORDO DE COOPERAÇÃO com a empresa angolana 2LL, Consultants, Ldª (www.consult2ll.com) com vista à internacionalização e implementação de plataformas online no mercado angolano.
A BUYIN.PT S. A. é proprietária, criou, implementou e gere a plataforma online das empresas exportadoras portuguesas www.buyinportugal.pt, […]

Nacional

Corteva Agriscience passa a ser empresa independente e entra em bolsa

[Fonte: Vida Rural]

A Corteva Agriscience nasce como empresa independente no próximo mês de junho e entra na bolsa de Nova Iorque. A Corteva, divisão de Agricultura da DowDuPont, que está presente em Portugal, baseia a sua atividade na tecnologia de sementes, […]

Nacional

Machado acusa ICNF de forçar autarquias a comprar mapas


FOTO DB/LUÍS CARREGÃ

O Plano de Emergência contra Incêndios de Coimbra não está homologado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) como era suposto. Manuel Machado diz que há um desentendimento entre a autarquia e a entidade que, acusa, de querer “forçar os municípios a comprar cartografia que entende”. […]