Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    termómetro calor

    Poeiras, trovoadas e… ciclone Dexter? Saiba como estes fenómenos condicionarão o tempo em Portugal nos próximos dias

    IVV

    Enriquecimento de Uvas e Mosto de Uvas – Campanha 2025/2026

    Gripe das aves detetada em Setúbal

    Ministério da Coesão Territorial

    60 milhões para apoiar internacionalização das PME das regiões menos desenvolvidas

    GNR deteve em exploração agrícola de Famalicão três estrangeiros em situação ilegal

    Relatório do Estado das Culturas de julho

    Relatório do Estado das Culturas de julho já disponível: saiba como o clima extremo está a impactar a agricultura

    Portugal tem 330 variedades de fruteiras sobretudo macieiras

    dgav

    Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP)

    Robot que analisa raízes promete ‘revolucionar’ a agricultura mundial

  • Opinião

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

    Georgete Felix

    Simplificação ESG: retrocesso ou otimização? Que implicações para o setor agrícola?

    Portugal entre dois mundos: a agricultura como chave para o futuro

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Ministério da Coesão Territorial

    60 milhões para apoiar internacionalização das PME das regiões menos desenvolvidas

    06/08/2025

    Robot que analisa raízes promete ‘revolucionar’ a agricultura mundial

    06/08/2025

    Governo aumenta apoio à compra de material para combater vespa asiática

    06/08/2025

    Produtores de pera rocha do Oeste estimam colheita semelhante a 2024

    06/08/2025

    Degradação do solo afeta biodiversidade global, reforça estudo

    06/08/2025

    Projeto AdvisoryNetPEST: Iniciativa com Impacto Nacional

    06/08/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    termómetro calor

    Poeiras, trovoadas e… ciclone Dexter? Saiba como estes fenómenos condicionarão o tempo em Portugal nos próximos dias

    IVV

    Enriquecimento de Uvas e Mosto de Uvas – Campanha 2025/2026

    Gripe das aves detetada em Setúbal

    Ministério da Coesão Territorial

    60 milhões para apoiar internacionalização das PME das regiões menos desenvolvidas

    GNR deteve em exploração agrícola de Famalicão três estrangeiros em situação ilegal

    Relatório do Estado das Culturas de julho

    Relatório do Estado das Culturas de julho já disponível: saiba como o clima extremo está a impactar a agricultura

    Portugal tem 330 variedades de fruteiras sobretudo macieiras

    dgav

    Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP)

    Robot que analisa raízes promete ‘revolucionar’ a agricultura mundial

  • Opinião

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

    Georgete Felix

    Simplificação ESG: retrocesso ou otimização? Que implicações para o setor agrícola?

    Portugal entre dois mundos: a agricultura como chave para o futuro

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Ministério da Coesão Territorial

    60 milhões para apoiar internacionalização das PME das regiões menos desenvolvidas

    06/08/2025

    Robot que analisa raízes promete ‘revolucionar’ a agricultura mundial

    06/08/2025

    Governo aumenta apoio à compra de material para combater vespa asiática

    06/08/2025

    Produtores de pera rocha do Oeste estimam colheita semelhante a 2024

    06/08/2025

    Degradação do solo afeta biodiversidade global, reforça estudo

    06/08/2025

    Projeto AdvisoryNetPEST: Iniciativa com Impacto Nacional

    06/08/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
centromarca

Marcas de fabricante ajudam supermercados a fidelizar clientes

por Agroportal
30-10-2023 | 09:42
em Últimas, Comunicados
Tempo De Leitura: 3 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

Marcas próprias beneficiam sobretudo insígnias de sortido curto.

9 em cada 10 pessoas comparam preços para aproveitar promoções especiais.

As compras online têm vindo a perder atratividade face ao período pré-pandemia.

 As dificuldades económicas podem convidar à compra de marcas de distribuição – MDD, vulgo, marcas próprias – mas estas geram menor diversidade na prateleira, menor rentabilidade para os retalhistas e menor fidelização nos clientes. As conclusões são de um estudo realizado pela Kantar e analisado em conjunto com a Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca.

Os consumidores que optam por mais MDD são menos fiéis aos hiper e supermercados. Mais ainda, são as insígnias de sortido curto que mais beneficiam com os portugueses que apreciam as MDD. As marcas de fabricante (MDF) representam 60,1% das  compras dos compradores de sortido curto em hiper e supermercados.

As MDF continuam a ser necessárias, conclui o estudo, em todos os tipos de locais de compra. Enquanto os compradores de MDF representam 46,5% do total de consumidores, o valor comprado por estes é de 50,3%. Já os adoradores de MDD representam 53% do universo total, mas os seus gastos em compras representam somente 49,7%.

“As insígnias que têm reduzido o sortido e o número de opções de compra, para apostarem mais nas MDD, têm sentido o impacto dessa escolha. Estas marcas próprias não têm ajudado a fidelizar clientes, a aumentar o tráfego ou o valor das cestas”, diz Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca. “Nota‑se até uma tendência de transferência de consumidores de uma tipologia de retalhistas para outra”.

Para Marta Santos, Clients and Analytics Director da Kantar, “completar o sortido com MDF pode representar uma maior taxa de retenção do gasto dentro da loja para os retalhistas de sortido curto. Estes retalhistas têm visto os consumidores saírem das suas lojas para irem à concorrência à procura das MDF que querem comprar.”

Ainda que os preços tenham estabilizado nos últimos meses, o estudo realça as tentativas constantes de poupança dos consumidores. 44% dos portugueses consideram o preço o fator mais importante no momento de compra, e praticamente nove em cada dez pessoas (89%) comparam preços para aproveitar promoções.

Para promover a poupança, os inquiridos pensam ainda nas receitas que vão cozinhar antes de irem às compras: 64% confirmam este tipo de comportamento. Em simultâneo, mantém-se a tendência de otimizar o gasto em cada ato de compra: os consumidores portugueses continuam a ir às compras mais vezes, comprando menos de cada vez.

Sem deixarem de poupar, 67% dos consumidores continuam a encontrar espaço para ‘mimos’ nas idas às compras, recorrendo, para isso, a produtos de segmentos mais indulgentes. Sumos de fruta, frutos secos, pão e tostas, sobremesas prontas e comida étnica são as principais opções a crescer para satisfazer caprichos.

Por último, o estudo da Kantar indica ainda um decréscimo na atratividade dos canais online. No pós‑pandemia, com a possibilidade de regressarem às lojas, os portugueses passaram a apostar menos nas compras pela internet, cuja penetração sofreu uma queda de 2,7 pontos percentuais face a 2019. Ainda assim, um em cada quatro portugueses (25,1%) fez pelo menos uma compra neste canal em 2023.

Ficha técnica

Os dados de compra são baseados no Painel de Lares da Kantar, uma amostra de 4.000 lares participantes, representativos de Portugal Continental, dispersos em mais de 1.000 Pontos de Sondagem, que declararam as suas compras no período em análise de 36 primeiras semanas, compreendidas entre 2 de janeiro e 10 de setembro de 2023. Os resultados apresentados têm um nível de confiança de 95%, com erro amostral associado de 1,96%.

Fonte: Centromarca

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Conferência Alterações Climáticas

Próxima Publicação

Apoios mundiais à agricultura atingiram um recorde de 851 mil milhões de dólares

Artigos Relacionados

termómetro calor
Nacional

Poeiras, trovoadas e… ciclone Dexter? Saiba como estes fenómenos condicionarão o tempo em Portugal nos próximos dias

06/08/2025
IVV
Últimas

Enriquecimento de Uvas e Mosto de Uvas – Campanha 2025/2026

06/08/2025
Nacional

Gripe das aves detetada em Setúbal

06/08/2025
Próxima Publicação

Apoios mundiais à agricultura atingiram um recorde de 851 mil milhões de dólares

Opinião

Últimas

Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

por João Costa
03/08/2025

Ler mais
Dalila Vieira
Últimas

Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

por Dalila Vieira
27/07/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

IVV

Enriquecimento de Uvas e Mosto de Uvas – Campanha 2025/2026

06/08/2025
Ministério da Coesão Territorial

60 milhões para apoiar internacionalização das PME das regiões menos desenvolvidas

06/08/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une
Advertisement

Eventos

Agosto 2025
STQQSSD
     1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
« Jul   Set »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.