Mais de 200 especialistas mundiais em águas agrícolas vão reunir-se em Cabo Verde

Mais de 200 especialistas mundiais em águas agrícolas vão reunir-se em Cabo Verde

[Fonte: Gazeta Rural]

Mais de 200 especialistas em gestão de águas agrícolas de todo o mundo vão estar reunidos no primeiro Fórum Internacional sobre Escassez de Água na Agricultura que decorre na cidade da Praia, em Cabo Verde, a partir de terça-feira.

Trata-se de um evento organizado no contexto do Quadro Global para a Água na Agricultura (WASAG) sob o patrocínio do Governo de Cabo Verde, em colaboração com a Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO), agência especializada das Nações Unidas, o Ministério das Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais da Itália e o Serviço Federal de Agricultura da Suíça (FOAG).

O primeiro dia do encontro decorre na terça-feira, Dia Mundial da Água, este ano com o tema “Não deixar ninguém para trás”.

Uma nota da FAO Cabo Verde refere que a iniciativa visa “obter acordos relativamente às ações prioritárias para enfrentar a crescente pressão dos impactos das mudanças globais na escassez de água na agricultura”.

A diretora-geral adjunta da FAO, Maria Helena Semedo, disse esperar que os participantes atuem sob os compromissos assumidos durante o fórum, inspirados “pelo exemplo de Cabo Verde, que está a adotar tecnologias inovadoras de gestão da água para lidar com a seca que o país está a atravessar”.

Com foco em Cabo Verde, Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e países da África Ocidental, os participantes do fórum, que termina no dia 22, irão analisar e discutir “como a escassez da água na agricultura pode ser abordada e transformada numa oportunidade para o desenvolvimento sustentável e para a segurança alimentar e nutricional”, segundo a FAO Cabo Verde.

O WASAG foi criado em 2017 pela FAO e reúne mais de 60 parceiros, incluindo governos e organizações intergovernamentais, agências da ONU, instituições académicas e de pesquisa, e organizações da sociedade civil e do setor privado de todo o mundo.

Todos estão “comprometidos em identificar e implementar respostas concretas para abordar em conjunto a escassez de água na agricultura, num mundo onde as alterações climáticas são uma preocupação”.

Fonte: Sapo.pt

Comente este artigo

O artigo Mais de 200 especialistas mundiais em águas agrícolas vão reunir-se em Cabo Verde foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior
Próximo EFTA realiza o 5th Fish & Cooking Aveiro Festival 20 a 23 de Março

Artigos relacionados

Últimas

Capoulas dá o arranque à ExpoFlorestal. Miguel Freitas também. Em Albergaria-a-Velha

[Fonte: Agricultura e Mar]
O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, estará presente na abertura oficial da 11.ª ExpoFlorestal, no próximo dia 17 de Maio.
Também confirmada está a visita do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, […]

Últimas

Mondego Agrícola2019 – feira das culturas volta em setembro

[Fonte: Voz do Campo]

A Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte,  com a colaboração da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho, promove a realização da 2ª edição do Mondego Agrícola2019, […]

Últimas

Tradecorp é a nova identidade corporativa da NutriSapec

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

A NutriSapec passa a denominar-sea partir de agora Tradecorp, a empresa do Grupo Sapec Agro Business especializada em nutrição especial de culturas e uma das líderes globais neste segmento. Esta alteração de nome e imagem responde à […]