A União Europeia (UE) quer plantar três mil milhões de árvores até 2030, no âmbito da sua nova Estratégia Florestal, inserida no roteiro para o Green Deal e para tornar a Europa a 27 num espaço neutro em carbono até 2050.
O objetivo passa por plantar 600 milhões de árvores por ano, para promover a biodiversidade, mas, sobretudo, aumentar a capacidade de sumidouro de carbono do continente europeu e reduzir a poluição na UE em pelo menos 55% até 2030 em relação aos níveis de 1990.
De acordo com a MapMyTree, aplicação digital lançada no início de dezembro, com o apoio da Agência Europeia do Ambiente, que fará a contabilidade das novas árvores (adicionadas ao que normalmente seria arborizado), já foram plantadas mais de 860 mil árvores, a maior parte das quais em França (777 mil). A aplicação conta a participação de seis países, entre os quais Portugal, onde estavam registadas mais de 23 mil novas árvores plantadas até início de dezembro.
Apesar da meta definida para os próximos dez anos, a Comissão Europeia adianta que este compromisso não irá resolver por si só a crise do clima ou a da biodiversidade. “A plantação de novas árvores não é uma alternativa à preservação das árvores existentes, mas sim um complemento numa ação de conservação mais ampla”, afirmou em comunicado aquela instituição.
O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.