A 22 de maio celebra-se o «Dia Internacional da Biodiversidade» proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em comemoração da adoção do texto sobre a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) em 1992.
Este dia visa aumentar a compreensão da importância da biodiversidade para todos os aspetos da vida humana e incentivar ações para a sua preservação.
A biodiversidade, ou diversidade biológica, é a base da vida e a pedra angular do desenvolvimento sustentável. Apesar de todos os avanços tecnológicos, estamos dependentes de ecossistemas saudáveis para ter água, alimentos, medicamentos, vestuário, combustível, abrigo ou energia.
O tema escolhido para 2025, «Harmonia com a natureza e desenvolvimento sustentável», procura focar a interligação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e o Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal (KMGBF) ( projeto mundial para travar e inverter a perda de biodiversidade), com o objetivo de acelerar a implementação de ações para proteger a biodiversidade e alcançar um futuro em harmonia com a natureza.
Atualmente, 1 milhão de espécies animais e vegetais estão ameaçadas de extinção e grande parte do ambiente terrestre e marinho foi significativamente alterado pela ação humana, por isso é urgente promover Planos e Estratégias Nacionais de Biodiversidade alinhados para : assegurar que as espécies (flora e fauna) e os habitats protegidos melhoram o seu estado de conservação; programar e executar intervenções de conservação e de recuperação de espécies (fauna, flora) e habitats ao nível nacional, proteção e valorização dos recursos genéticos animais e reforçar a prevenção e controlo de espécies exóticas invasoras a nível nacional e no quadro da UE.
A perda de biodiversidade é um problema de todos que exige uma ação a nível mundial para proteger a natureza, reverter a degradação dos ecossistemas e recuperar a natureza ao seu estatuto orgânico.
Para mais informação, consulte o site oficial do Dia internacional da Biodiversidade.
Saiba mais:
UNEP | Global Biodiversity Framework
FAO | Dados sobre os 22 indicadores dos ODS a nível mundial, regional e nacional.
O artigo foi publicado originalmente em DGAV.