Maia testa alternativas à monda química

Maia testa alternativas à monda química

[Fonte: Voz do Campo]

Na Maia, os serviços públicos já deixaram de usar glifosato, utilizado na monda química, para controlo de infestantes nos arruamentos e jardins do concelho.

Em comunicado a Câmara Municipal da Maia, responsável pela atuação nos jardins públicos, e a Maiambiente, responsável pela limpeza e manutenção dos arruamentos, explicam estarem fortemente empenhadas em encontrar soluções alternativas mais ecológicas, mas também eficazes, que permitam a limpeza dos locais públicos, seja através de monda térmica, mecânica ou biológica.

No dia 16 de fevereiro foi testada a aplicação de ácido pelargónico, uma substância natural extraída das plantas, e comum na natureza, no Ecocaminho da Maia. A ação decorreu integrada na inauguração da 2ª fase deste projeto.

“Neste momento está já ser aplicada a monda mecânica (corte) e estão também a ser estudados os mecanismos para aplicação da monda térmica. A aplicação destas medidas, mais ecológicas e amigas do ambiente, necessitam de compreensão por parte da população, pois são menos eficazes e eficientes relativamente à monda química”, pode ler-se no documento, ao mesmo tempo que salienta ainda que a “monda química era utilizada pontualmente e com concentrações muito baixas, apenas em vias de comunicação públicas (passeios e arruamentos) de forma a garantir a eliminação das ervas daninhas, cumprindo sempre todas as obrigações legais e ambientais, sendo utilizados fitofármacos autorizados pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária para este efeito.

Comente este artigo

O artigo Maia testa alternativas à monda química foi publicado originalmente em Voz do Campo

Anterior Nova associação de regantes integra CAR Alqueva
Próximo Silves recebeu a 3.ª Mostra da Laranja

Artigos relacionados

Últimas

Ministro afirma que mobilização na limpeza dos terrenos é superior ao ano passado

[Fonte: Observador]

O ministro da Agricultura considerou esta sexta-feira haver uma “mobilização da população superior à do ano passado” na limpeza dos terrenos, recusando, para já, uma tolerância na aplicação das coimas, como aconteceu no ano passado.

Este ano, ainda que menos mediatizado, […]

Nacional

AlgaEnergy abre filiais nos Estados Unidos e Índia

[Fonte: Voz do Campo]

A empresa de base biotecnológica deu um impulso aos seus planos de internacionalização com a abertura de novas filiais na América do Norte e na Índia.
Depois da abertura da sua primeira filial no estrangeiro, concretamente no Japão, a AlgaEnergy avança o seu plano de internacionalização com a recente abertura de filiais nos Estados Unidos e na Índia. […]

Últimas

O papel do Engenheiro Agrónomo no mundo contemporâneo – Fernando Mendes Lamas

O Brasil vem experimentando uma profunda transformação em sua agricultura, antes baseada na produção de café e cana-de-açúcar. Enquanto exportávamos café e açúcar, não tínhamos a nossa segurança alimentar garantida. Importávamos em quantidades significativas arroz, feijão, trigo, etc., produtos básicos na dieta alimentar da população brasileira. […]