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– 21-01-2004 |
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Madeira : Vinho da Madeira vai apostar no mercado brasileiroFunchal, 20 Jan Os entraves colocados pelas autoridades de Bras�lia � importa��o do Vinho da Madeira foram ultrapassados de "forma c�lere" e a situa��o está resolvida, confirmou hoje � agência Lusa Paulo Rodrigues. O presidente do Instituto do Vinho da Madeira (IVM) salientou ainda que as dificuldades surgiram pelo facto de as normas brasileiras exigirem o cumprimento de determinadas especificidades, designadamente a afixação nos r�tulos das garrafas das designa��es "doce" ou "tinto. Paulo Rodrigues explicou que o Vinho da Madeira, de acordo com o seu grau de do�ura pode ser "doce, meio doce, seco ou meio seco", e que "tinto" � uma classifica��o que não se aplica a este produto, pelo que o IVM não podia cumprir as exig�ncias de rotulagem impostas pelo Ministério da Agricultura do Brasil. Em Novembro de 2003, foi solicitado formalmente �s autoridades brasileiras o reconhecimento do Vinho da Madeira como produto com "caracterásticas t�picas e tradicionais de qualidade mundialmente reconhecida", e consequente dispensa de observ�ncia dos padr�es de identidade e qualidade previstos para a generalidade dos vinhos importados. O presidente do IVM acrescentou que a Secretaria de Defesa Agropecu�ria do governo do Brasil concordou com a pretensão e a situa��o está "resolvida", pelo que o IVM vai agora apostar "na reconquista do relevo, em termos de quantidade, que o mercado brasileiro j� teve, no s�culo XIX". Nessa altura, o Brasil era o principal mercado do Vinho da Madeira, "mas decaiu e perdeu a relev�ncia nas d�cadas de 30 e 40" e, embora tenha mantido o prestágio, o volume de exportação "não � significativo, em compara��o com os mercados europeus, norte- americanos ou japon�s", salientou. No próximo ano, o instituto irá desencadear ac��es promocionais junto do mercado brasileiro. Este ano o IVM viu o seu or�amento aumentado na ordem dos 43 por cento, subindo de 200 para 285 mil euros, parte do qual será investido em marketing. A primeira presença promocional do Vinho da Madeira calendarizada este ano será no mercado portugu�s, em Fevereiro, no Sal�o Internacional do Vinho, Pescado e Agro-alimentar, em Lisboa, no Parque das Na��es, um evento destinado Também � di�spora portuguesa, "sendo fundamental que os nossos emigrantes conhe�am, falem e ofere�am vinho", tornando-se "embaixadores" desta produ��o tradicional. A Regi�o estar� ainda representada em diversas feiras tradicionais europeias, caso da "ProWine" na Alemanha, em Março, do Sal�o Internacional em Paris, em Setembro, e ainda na Wine Expo, nos Estados Unidos. Segundo os dados estatésticos disponibilizados � Lusa, registou-se um aumento de 19 por cento no volume exportado de Vinho da Madeira, que atingiu, em 2003, um total de 3.355.238 litros (engarrafado e a granel) e representou um rendimento superior a 13,5 milhões de euros. O principal mercado de exportação do Vinho da Madeira � a Fran�a (1,176 milh�o de litros – 563 mil engarrafados e 612 mil a granel), seguindo-se a Madeira com 627 mil litros, a Gr�-Bretanha (310 mil litros), o Jap�o (201.914 litros), os Estados Unidos da Am�rica (167 mil), a B�lgica (156 mil) e a Alemanha (143 mil).
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