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– 21-01-2004 |
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Madeira : Vinho da Madeira vai apostar no mercado brasileiroFunchal, 20 Jan Os entraves colocados pelas autoridades de Brasília à importação do Vinho da Madeira foram ultrapassados de "forma célere" e a situação está resolvida, confirmou hoje à agência Lusa Paulo Rodrigues. O presidente do Instituto do Vinho da Madeira (IVM) salientou ainda que as dificuldades surgiram pelo facto de as normas brasileiras exigirem o cumprimento de determinadas especificidades, designadamente a afixação nos rótulos das garrafas das designações "doce" ou "tinto. Paulo Rodrigues explicou que o Vinho da Madeira, de acordo com o seu grau de doçura pode ser "doce, meio doce, seco ou meio seco", e que "tinto" é uma classificação que não se aplica a este produto, pelo que o IVM não podia cumprir as exigências de rotulagem impostas pelo Ministério da Agricultura do Brasil. Em Novembro de 2003, foi solicitado formalmente às autoridades brasileiras o reconhecimento do Vinho da Madeira como produto com "características típicas e tradicionais de qualidade mundialmente reconhecida", e consequente dispensa de observância dos padrões de identidade e qualidade previstos para a generalidade dos vinhos importados. O presidente do IVM acrescentou que a Secretaria de Defesa Agropecuária do governo do Brasil concordou com a pretensão e a situação está "resolvida", pelo que o IVM vai agora apostar "na reconquista do relevo, em termos de quantidade, que o mercado brasileiro já teve, no século XIX". Nessa altura, o Brasil era o principal mercado do Vinho da Madeira, "mas decaiu e perdeu a relevância nas décadas de 30 e 40" e, embora tenha mantido o prestígio, o volume de exportação "não é significativo, em comparação com os mercados europeus, norte- americanos ou japonês", salientou. No próximo ano, o instituto irá desencadear acções promocionais junto do mercado brasileiro. Este ano o IVM viu o seu orçamento aumentado na ordem dos 43 por cento, subindo de 200 para 285 mil euros, parte do qual será investido em marketing. A primeira presença promocional do Vinho da Madeira calendarizada este ano será no mercado português, em Fevereiro, no Salão Internacional do Vinho, Pescado e Agro-alimentar, em Lisboa, no Parque das Nações, um evento destinado também à diáspora portuguesa, "sendo fundamental que os nossos emigrantes conheçam, falem e ofereçam vinho", tornando-se "embaixadores" desta produção tradicional. A Região estará ainda representada em diversas feiras tradicionais europeias, caso da "ProWine" na Alemanha, em Março, do Salão Internacional em Paris, em Setembro, e ainda na Wine Expo, nos Estados Unidos. Segundo os dados estatísticos disponibilizados à Lusa, registou-se um aumento de 19 por cento no volume exportado de Vinho da Madeira, que atingiu, em 2003, um total de 3.355.238 litros (engarrafado e a granel) e representou um rendimento superior a 13,5 milhões de euros. O principal mercado de exportação do Vinho da Madeira é a França (1,176 milhão de litros – 563 mil engarrafados e 612 mil a granel), seguindo-se a Madeira com 627 mil litros, a Grã-Bretanha (310 mil litros), o Japão (201.914 litros), os Estados Unidos da América (167 mil), a Bélgica (156 mil) e a Alemanha (143 mil).
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