Nos últimos 5 anos, o Lidl comprou 41,5 mil toneladas de citrinos certificados IGP, sendo um dos principais compradores deste tipo de produto.
As laranjas e citrinos do Algarve são a nova exportação do Lidl Portugal para as lojas da cadeia na Alemanha, adiantou Pierre Silva, diretor de Frutas & Legumes do Lidl Portugal, ao Dinheiro Vivo. Desde ontem que há citrinos algarvios a ‘falar’ alemão nas lojas do retalhista alimentar.
A entrada dos citrinos algarvios na rota de exportação da cadeia alimentar há muito vinha a ser estudada. Na edição do ano passado da Fruit Logistica, a maior feira de fruta e legumes em Berlim, o Lidl admitia mesmo que estava a analisar introduzir quatro novos produtos hortofrutícolas no lote dos comprados aos produtores nacionais e enviados para as lojas da cadeia nos vários mercados onde está presente.
Atualmente, de Portugal seguem para o mercado externo frutos como pera-rocha, frutos vermelhos ou maçã de Alcobaça. Só em 2018, a cadeia colocou 15 mil toneladas de frutas e legumes nacionais (+13%) em supermercados Lidl na Alemanha, Áustria, Espanha, Irlanda, Luxemburgo, Reino Unido e Polónia.
Esta quarta-feira, em Berlim, o Lidl, um dos parceiros da Portugal Fresh na exportação, vai anunciar os valores de exportação de 2019. A Alemanha, onde a cadeia tem um parque a rondar as 3 mil lojas, é o principal mercado de exportação.
Nos últimos cinco anos, o Lidl comprou 41,5 mil toneladas de citrinos certificados IGP (indicação geográfica protegida), sendo um dos principais compradores deste tipo de produto na região.
“Neste momento trabalhamos o mercado nacional com a Cacial. É um parceiro muito importante não só na laranja mas também na clementina e no limão”, precisava Pierre Silva, diretor de compras de frutas e legumes do Lidl Portugal, em junho do ano passado ao Dinheiro Vivo.
É a região norte que mais consome os citrinos do Algarve, responsável pelo consumo de 35% das 41,5 mil toneladas de citrinos compradas à Cacial nos últimos cinco anos.
O artigo foi publicado originalmente em Dinheiro Vivo.
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