O projeto NOTS-Nitro Organic To Soils pretende contribuir positivamente para o setor agrícola, através da melhoria da qualidade do solo e da melhor gestão de nutrientes, em particular na gestão azotada. Por isso, o projeto procura transformar os sistemas agrícolas e alimentares, promovendo práticas agrícolas e escolhas de consumo mais sustentáveis.
Foi por essa razão que o NOTS se juntou à Nutrialma – empresa de consultoria em nutrição que tem programas de intervenção nutricional e promove a alimentação saudável e sustentável – para criar o livro “Leguminosas à mesa. Um futuro saudável e sustentável”: 30 receitas culinárias que integram o cálculo da pegada de azoto. A obra “Leguminosas à mesa” foi apresentado no El Corte Inglés de Lisboa, num evento na Sala de Âmbito Cultural de Lisboa, a 26 de junho de 2025 e após de ter sido lançado na 95ª Feira do Livro de Lisboa, na semana anterior.
No evento foram oferecidos exemplares da obra, realizada uma sessão de autógrafos, um show cooking e degustação com o Chef Fábio Bernardino e um Eco Encontro com o tema “cozinhar de forma sustentável” no qual participaram Cláudia Marques dos Santos (coordenadora do projeto NOTS), Teresa de Herédia (nutricionista e fundadora da Nutrialma) e Vasco Marques Pinto (Responsável de Sustentabilidade do El Corte Inglês). A moderação foi da responsabilidade de Isabel Martins, diretora das revistas Sustentável e Vida Rural.
O projeto NOTS-Nitro Organic To Soils é financiado pelo Mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia – RE-C05-iO3/2021 . N.º 03/C05-i03/2021 – PRR-C05-i03-I-000020.
Veja o registo fotográfico da sessão em:
https://www.instagram.com/p/DLjscTNonzF/?img_index=1
O artigo foi publicado originalmente em Instituto Superior de Agronomia.