O projeto da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas 2030 (ENAAC 2030) iniciou oficialmente a sua fase de consulta pública, que decorre até ao dia 30 de novembro de 2025.
A ENAAC 2030 constitui um instrumento central da política climática nacional, orientado para reforçar a resiliência do país face aos impactos das alterações climáticas, promovendo uma adaptação integrada, transversal e baseada no conhecimento científico.
A versão agora disponibilizada (aqui) resulta de um amplo processo de trabalho colaborativo, envolvendo entidades públicas, setor científico, autarquias, empresas e sociedade civil, que contribuíram com reflexões e propostas para o desenvolvimento de uma estratégia ambiciosa e participativa.
Durante a sessão de apresentação pública, realizada hoje, foi sublinhada a importância do envolvimento ativo de todos os membros do Grupo de Coordenação da ENAAC e dos diferentes agentes da sociedade no processo de auscultação agora iniciado.
A gravação integral da sessão está disponível através do seguinte link.
Os contributos escritos poderão ser submetidos até ao final do período de consulta pública, diretamente por e-mail para adaptacao@apclima.pt ou através do Portal Participa.
A participação de todos é essencial para enriquecer a proposta final da ENAAC 2030 e garantir que Portugal continue a reforçar a sua capacidade de adaptação e resposta aos desafios climáticos, de forma sustentável e colaborativa.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.















































