A John Deere deu um passo significativo no domínio da agricultura de precisão para culturas de alto valor com o desenvolvimento do GUSS, o novo atomizador para pomares e vinhas.
De acordo com o comunicado de imprensa, desenvolvido pela GUSS Automation, empresa sediada na Califórnia recentemente adquirida na totalidade pela John Deere, este atomizador representa um marco na tecnologia autónoma aplicada à proteção das culturas.
O GUSS opera sem necessidade de um operador a bordo, aumentando a segurança dos agricultores ao reduzir a sua exposição a produtos químicos e permitindo a supervisão remota das operações de pulverização. Um único operador consegue monitorizar até oito pulverizadores autónomos, incluindo o GUSS, o Mini GUSS e o Herbicide GUSS, através de um computador portátil, o que melhora a produtividade e reduz os custos operacionais.
“O GUSS é um excelente exemplo de como a tecnologia responde a problemas reais da produção de pomares e vinhas”, afirmou Javier Fernández, responsável pelos Sistemas de Produção de Culturas de Alto Valor da John Deere na Europa e do John Deere Parla Innovation Center. E continua: “as suas soluções respondem diretamente à escassez de mão de obra, às questões de segurança e aos objetivos de sustentabilidade”.
Através de tecnologias GPS, LiDAR e software proprietário, as máquinas GUSS navegam com precisão entre as filas dos pomares. Equipado com nove sensores, o GUSS deteta e aplica herbicida apenas sobre as infestantes presentes no solo, reduzindo o uso de produtos químicos e a dispersão do produto. Além disso, é capaz de analisar a copa das árvores para aplicar a dose exata em função do seu tamanho.
Fundada em 2018 por Dave Crinklaw, a GUSS Automation já colocou em operação mais de 250 máquinas a nível mundial, pulverizando mais de um milhão de hectares ao longo de 500 mil horas de trabalho autónomo. A empresa foi adquirida pela John Deere em agosto de 2025, consolidando uma joint venture iniciada em 2022.
A partir de agora, a GUSS manterá o seu nome, marca, equipa e unidade de produção em Kingsburg, na Califórnia, sendo as suas soluções comercializadas exclusivamente através da rede de concessionários John Deere.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.














































