Joana Maria Vacas Freixa foi hoje distinguida com o Prémio de Jovem Agricultor do Ano, no âmbito do Concurso Nacional de Jovens Agricultores, uma iniciativa da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). A cerimónia de entrega teve lugar na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém.
Com 38 anos, Joana Freixa representa a quarta geração de uma família de agricultores-da região de Alcácer do Sal. Licenciada, e mestre, em Gestão de Empresas pela Nova SBE, Joana conciliou, ao longo de mais de 15 anos, uma carreira em consultoria empresarial, com o envolvimento ativo na gestão agrícola da exploração agrícola, através da empresa Alendade Agrícola do Alentejo Unipessoal, Lda.
A exploração agrícola, dedica-se ao cultivo de cereais e arroz e à gestão sustentável de montado de sobro. Em 2024, Joana iniciou um novo ciclo, com a reativação da exploração de gado ovino, apostando na valorização da raça merino preto, autóctone do território. Este prémio reconhece não só a visão de Joana para o futuro da agricultura portuguesa, como o seu empenho em aliar tradição, inovação e sustentabilidade.
Como vencedora nacional, Joana Vacas Freixa representará Portugal no Congresso Europeu de Jovens Agricultores, em Bruxelas, onde será candidata ao título de Melhor Jovem Agricultor da Europa, com a apresentação do seu projeto no Parlamento Europeu.
“Este prémio é uma enorme honra e uma motivação adicional para continuar a transformar a Herdade da Torre num exemplo de agricultura moderna, sustentável e enraizada no território. É uma homenagem à minha família e à nossa terra.”
→ Aceda aqui à apresentação dos resultados ←
Fonte: CAP