IVDP vai assegurar o pagamento das uvas aos viticultores até 15 de janeiro

IVDP vai assegurar o pagamento das uvas aos viticultores até 15 de janeiro

Com o objetivo de evitar atrasos e distorção de preços

O Comunicado de Vindima na Região Demarcada do Douro altera a modalidade de pagamento para uvas aptas à denominação de origem Douro e indicação geográfica Duriense, passando, agora, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) a ser intermediário dessa transação.

A proposta do IVDP, já aprovada em Conselho Interprofissional, visa evitar atrasos nos pagamentos aos viticultores, mas também evitar algumas vantagens na fixação do preço das uvas derivado desses atrasos.

“Os compradores de uvas efetuam o seu pagamento aos viticultores, através de transferência bancária para o IVDP, indicando as quantidades e os valores a pagar a cada um dos viticultores”, explica Gilberto Igrejas, presidente do IVDP.

O Instituto quer assim assegurar que o preço das uvas adquiridas na vindima seja integralmente pago pelos compradores até ao dia 15 de janeiro do ano seguinte à vindima.

“Vamos garantir que os viticultores recebem até 15 de janeiro o valor da venda de todas as uvas que produziram, as aptas a Porto, a Douro e a Duriense, uniformizando-se, assim, os procedimentos já adotados para as uvas aptas à Denominação de Origem Porto”, conclui o mesmo responsável.

IVDP assegura pagamento das uvas aos viticultores do Douro até 15 de janeiro

Comente este artigo
Anterior Montalegre defende batidas ao javali em concertação com Espanha para diminuir prejuízos na agricultura
Próximo IVDP assegura pagamento das uvas aos viticultores do Douro até 15 de janeiro

Artigos relacionados

Nacional

Pêssego chega à gama natural da Frubis

Frubis Pêssego nova receita acaba de chegar ao mercado para se juntar às restantes variedades da gama natural Frubis já disponíveis: Pêra Rocha, […]

Últimas

​Autarca de Pedrógão Grande rejeita condição de arguido

A defesa do presidente da Câmara de Pedrógão Grande apresentou um recurso na fase da instrução que decorre no Tribunal de Leiria para que Valdemar Alves deixe de ser arguido. […]

Nacional

Apoio reforçado para os mais velhos deixarem a agricultura

“Novo Conselho de Administração da SATA toma posse terça-feira”, “Gripe leva mais açorianos aos serviços de urgência”, “Mais de 4 mil doses de heroína apreendidas em São Miguel” […]