O Governo espanhol tentou dar resposta à subida dos preços dos alimentos, mas três meses depois de ter reduzido o IVA para 0% nos bens essenciais, a medida não se fez sentir na carteira dos espanhóis. Em Portugal, há uma diferença, que Luís Marques Mendes explicou no Jornal da Noite da SIC.
Luís Marques Mendes revelou este domingo no espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC alguns dos alimentos que vão estar na lista a IVA zero e explicou o porquê de, em Portugal, a medida ir funcionar.
Em Espanha, país que introduziu o IVA zero num cabaz de produtos, o preço dos alimentos continuou a subir e atingiu níveis historicamente altos, mesmo com a medida em vigor. No entanto, Marques Mendes acredita que em Portugal vai resultar.
“Os supermercados e hipermercados comprometem-se a fazer baixar o preço na dimensão da redução do IVA. É a diferença e vantagem em relação a Espanha, há um compromisso dos destinatários de que o IVA não é absorvido na margem de lucro”, afirmou.
Marques Mendes revela ainda que o acordo está praticamente pronto e, portanto, a lista de alimentos completa deverá ter entre 35 a 40 produtos e deve ser conhecida nos próximos dias. Avança já, no entanto, os 20 produtos que dela vão fazer parte.
“A lista elaborada no Ministério da Saúde tem em atenção as regras nutricionais em conjunto com a lista fornecida pelos hipermercados dos produtos mais vendidos”, acrescenta.
Discussão sobre este post