ISA participa em consórcio universitário para o desenvolvimento agrário e reforço da investigação nas regiões tropicais.

ISA participa em consórcio universitário para o desenvolvimento agrário e reforço da investigação nas regiões tropicais.

[Fonte: ISA] O Instituto Superior de Agronomia integra o Consórcio de Escolas de Ciências Agrárias e participa no lançamento do Centro UNESCO, Ciência LP – Centro Internacional para a Formação Avançada em Ciências Fundamentais de Cientistas oriundos dos Países de Língua Portuguesa. O Consórcio de Escolas de Ciências Agrárias junta o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa com a Universidade de Évora e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Bragança. O Consórcio foi constituído dia 24 de julho, em Lisboa, numa sessão promovida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, onde participaram a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, Maria do Rosário Sambo, do Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior da Guiné-Bissau, Daurtarin Costa, e da Ministra da Educação e Ministra da Família e Inclusão Social de Cabo Verde, Maritza Rosabal Peña. 

De acordo com o Prof. António Guerreiro de Brito, “a colaboração agora formalizada deve reforçar as linhas de ação para a investigação e inovação que possam ter impacte no futuro do desenvolvimento e competitividade do sector agrário”. No quadro do centro UNESCO Ciência LP, o propósito é melhorar a capacidade de investigação e de educação dos candidatos que vêm destes países “prolongando aquilo que o ISA já faz há muito tempo, com muita motivação e espirito de missão”. 

Já disponíveis a partir do próximo ano letivo, serão conferidas 20 bolsas de doutoramento anualmente ao consórcio, em articulação com o Centro UNESCO.

Comente este artigo
Anterior AGRIVAL 2019 – Feira Agrícola do Vale do Sousa - 23 de agosto a 1 de setembro - Penafiel
Próximo Dissecting two decades of Good Agricultural Practices

Artigos relacionados

Dossiers

Distrital de Beja do PSD vê com muita preocupação redução das medidas agroambientais

A Comissão Politica Distrital do Partido Social Democrata vê com muita preocupação a informação do Ministério da Agricultura no que concerne à […]

Sugeridas

Diplomas sobre a floresta: CAP exige auscultação do setor por parte do ministro do ambiente e manifesta-se contra esta forma de aprovação legislativa

O Conselho de Ministros de ontem, dia 21 de maio, aprovou “um conjunto de diplomas sobre Floresta”. […]

Notícias apoios

ADACB reclama mais apoios às vitimas dos temporais

O Governo através de um despacho normativo criou um apoio financeiro destinado aos agricultores, pessoas singulares ou coletivas, cujas explorações agrícolas, formar afetados pelas […]