Prevê-se para os próximos dias a ocorrência de um episódio de tempo quente em Portugal continental, com a emissão de avisos de nível AMARELO e LARANJA de Tempo Quente.
Este episódio de tempo quente, deverá prolongar-se, pelo menos, até dia 6 de agosto, destacando-se o período entre os dias 3 e 5, com valores de temperatura máxima muito elevados, entre 36 e 40°C na generalidade do território, e entre 41 e 44°C, no interior do Alentejo, vale do Tejo e vale do Douro. No dia 4, prevê-se uma diminuição da temperatura máxima no Algarve que pode também ocorrer na restante faixa costeira e estender-se ao dia 5.
Na maioria das estações do IPMA, o valor da temperatura máxima previsto estará acima da média para a época do ano, contribuindo para a onda de calor, sendo muito provável que esta ocorra em grande parte das estações, em particular do interior.
As noites serão quentes na generalidade do território com valores de temperatura mínima a variar entre 20 e 25° C a partir da noite de domingo (noites tropicais).
Esta situação de tempo quente está associada à ação conjunta de um anticiclone localizado a norte do arquipélago dos Açores, estendendo-se em crista até ao Golfo da Biscaia, e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, transportando uma massa de ar tropical, muito quente e seco, com origem no norte de África.
Este comunicado será atualizado caso se justifique.
Fonte: IPMA.
IPMA: Episódio de tempo quente em Portugal continental – Comunicado n.º1