O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) acolhe, a partir desta quinta-feira, dia 16 de outubro, a Exposição “O Lince na Península – Conectar Territórios e Consolidar Populações” promovida pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL). A mostra vai estar patente, até ao dia 16 de novembro, no edifício da Presidência da instituição.
A sessão de inauguração realiza-se, na quinta-feira, dia 16 de outubro, pelas 16:00 horas com a presença da Senhora Presidente do IPBeja, Doutora Maria de Fátima Carvalho.
A iniciativa que surgiu no âmbito do projeto LIFE LYNXCONNECT pretende mostrar à sociedade o trabalho desenvolvido em torno da conservação do lince-ibérico, um animal que esteve à beira da extinção.
Além dos treze concelhos do Baixo Alentejo, a vertente de proximidade desta iniciativa já levou a exposição entre outros locais, Alcoutim, Tavira, Silves e a Lisboa.
O projeto LIFE LYNXCONNECT tem como objetivo central o aumento da população de lince-ibérico e reforçar a conectividade entre as subpopulações de Portugal e Espanha.
Este projeto, que agrega 22 parceiros ibéricos, tem como beneficiário coordenador a Consejería de Agricultura, Ganadería, Pesca y Desarrollo Sostenible da Junta de Andaluzia, e por parte de Portugal, para além da CIMBAL, participam como parceiros a Infraestruturas de Portugal (IP) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Nota de Imprensa do Instituto Politécnico de Beja
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.