Investigadora nacional distinguida por ter a melhor tese de temas agrícolas da Península Ibérica

Investigadora nacional distinguida por ter a melhor tese de temas agrícolas da Península Ibérica

[Fonte: Vida Rural]

A investigadora portuguesa Carla Sofia Santos, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, foi distinguida por ter a melhor tese de doutoramento em temas agrícolas da Península Ibérica. A distinção é da Fertiberia, que atribui anualmente o prémio Accésit 2018, galardão distingue a melhor tese na área da agricultura e fertilização.

A portuguesa desenvolveu o doutoramento na área da Biotecnologia, com especialidade em Ciências Ambientais e Engenharia, e explica que nesta investigação “foram estudados os mecanismos moleculares, fisiológicos e bioquímicos associados à absorção e transporte de ferro em plantas com carência de ferro, por forma a identificar e desenvolver marcadores com potencial a serem utilizados em estratégias de biofortificação de plantas para aumentar o seu conteúdo de ferro”.

Carla Sofia Santos estudou “uma classe de quelatos de ferro nunca testada em contexto agronómico, tendo-se verificado que estes novos compostos eram mais eficazes e menos tóxicos para o ambiente quando comparados com a alternativa comercial.”

“Os compostos demonstraram possuir, igualmente, um grande potencial na correção da clorose férrica”, conclui a investigadora.

Comente este artigo

O artigo Investigadora nacional distinguida por ter a melhor tese de temas agrícolas da Península Ibérica foi publicado originalmente em Vida Rural

Anterior CAP preocupada com a execução do PDR 2020
Próximo Pêssego chega à gama natural da Frubis

Artigos relacionados

Nacional

Jornadas Parlamentares do PS/Açores dedicadas à sustentabilidade ambiental

[Fonte: Açoriano Oriental]

O Grupo Parlamentar do PS/Açores realiza, entre os dias 18 e 20 de março, as suas próximas jornadas parlamentares dedicadas à sustentabilidade ambiental, na ilha de São Miguel.

“A sustentabilidade ambiental é muito mais do que apenas uma questão de nicho ou de preservação da natureza. […]

Sugeridas

Syngenta apresenta soluções para proteção da cultura da batata

A Syngenta realizou uma sessão formativa sobre estratégias de proteção da cultura da batata, a 21 de Fevereiro, na Louricoop, cooperativa agrícola do concelho da Lourinhã, a que assistiram 115 agricultores e técnicos.
O novo anti-míldio Carial Flex, o Score 250 EC para controlo da alternariose e o herbicida Arcade para aplicação em pré-emergência das infestantes na cultura da batata estiveram em destaque. […]

Nacional

Macedo de Cavaleiros aposta em luta biológica para combater o cancro do castanheiro

[Fonte: Observador]

Macedo de Cavaleiros vai combater o cancro do castanheiro (Cryphonectria parasítica), na zona mais fria do concelho, numa “luta biológica” que utiliza um produto produzido por investigadores do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
Para implementar esta medida, a autarquia compromete-se a assegurar uma dotação de 20 mil euros ao longo de três anos, […]