Investigadora nacional distinguida por ter a melhor tese de temas agrícolas da Península Ibérica

Investigadora nacional distinguida por ter a melhor tese de temas agrícolas da Península Ibérica

[Fonte: Vida Rural]

A investigadora portuguesa Carla Sofia Santos, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, foi distinguida por ter a melhor tese de doutoramento em temas agrícolas da Península Ibérica. A distinção é da Fertiberia, que atribui anualmente o prémio Accésit 2018, galardão distingue a melhor tese na área da agricultura e fertilização.

A portuguesa desenvolveu o doutoramento na área da Biotecnologia, com especialidade em Ciências Ambientais e Engenharia, e explica que nesta investigação “foram estudados os mecanismos moleculares, fisiológicos e bioquímicos associados à absorção e transporte de ferro em plantas com carência de ferro, por forma a identificar e desenvolver marcadores com potencial a serem utilizados em estratégias de biofortificação de plantas para aumentar o seu conteúdo de ferro”.

Carla Sofia Santos estudou “uma classe de quelatos de ferro nunca testada em contexto agronómico, tendo-se verificado que estes novos compostos eram mais eficazes e menos tóxicos para o ambiente quando comparados com a alternativa comercial.”

“Os compostos demonstraram possuir, igualmente, um grande potencial na correção da clorose férrica”, conclui a investigadora.

Comente este artigo

O artigo Investigadora nacional distinguida por ter a melhor tese de temas agrícolas da Península Ibérica foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior CAP preocupada com a execução do PDR 2020
Próximo Pêssego chega à gama natural da Frubis

Artigos relacionados

Últimas

Exportações cabo-verdianas para Portugal aumentaram em 2016


Praia, 31 jan (Lusa) – As exportações cabo-verdianas para Portugal cresceram em 2016 e o país manteve a posição de principal fornecedor de Cabo Verde, num contexto de redução global das vendas para o exterior e de agravamento do défice comercial.
Segundo o boletim estatístico do comércio externo, […]

Últimas

INE: Subida do preço do milho sustenta manutenção da superfície semeada

[Fonte: Agricultura e Mar]
O Instituto Nacional de Estatística (INE), nas suas previsões agrícolas, a 31 de Julho, diz que a “subida do preço do milho sustenta manutenção da superfície semeada”.
As sementeiras de milho iniciaram-se em meados de Abril e estão concluídas. […]

Últimas

“Portugal Sou Eu” junta 40 Empresas Aderentes na Feira Nacional de Agricultura

[Fonte: Agricultura e Mar]
O “Portugal Sou Eu” vai estar na 56.ª edição da Feira Nacional de Agricultura/66.ª Feira do Ribatejo, que começa no final desta semana (8 de Junho), no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, na companhia de quatro dezenas de empresas do sector agro-alimentar e de Unidades Produtivas Artesanais aderentes ao programa. […]