CAP preocupada com a execução do PDR 2020

CAP preocupada com a execução do PDR 2020

[Fonte: Vida Rural]

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defendeu esta segunda-feira (7 de janeiro) que a execução do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 está aquém das expetativas e anunciou que está a fazer um levantamento das dificuldades dos agricultores nacionais para entregar um documento ao ministro da Agricultura.

“São muitos milhões de euros que estão por pagar ou por executar e por isso interessa ajudar os agricultores a melhorar a performance dos seus investimentos e ajudar o Ministério da Agricultura a perceber quais são os problemas que as pessoas estão a sentir no terreno”, disse Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP, citado pela Lusa.

Oliveira e Sousa diz que se estes problemas não forem minimizados, Portugal pode “chegar ao final do período [do atual quadro comunitário] com devolução de dinheiro para Bruxelas, o que não pode acontecer. Em todos os quadros comunitários há dificuldades, mas neste quadro tem-se sentido um agravamento”. Assim, o presidente da CAP diz irá pedir ao ministro da Agricultura uma “reavaliação da forma como o PDR tem estado a ser conduzido”.

A CAP diz também que quer perceber se a desistência dos agricultores é motivada pelas “muitas mudanças a meio do percurso” ou pela falta de crédito bancário para assegurar a parte do investimento que não é financiada por fundos comunitários. “Nos casos em que a desistência é por causa de atrasos do ministério, pedimos ao senhor ministro o favor de reparar as causas que estão na origem desses atrasos”, pediu Eduardo Oliveira e Sousa.

Comente este artigo

O artigo CAP preocupada com a execução do PDR 2020 foi publicado originalmente em Vida Rural

Anterior “A água também se planta”
Próximo Investigadora nacional distinguida por ter a melhor tese de temas agrícolas da Península Ibérica

Artigos relacionados

Últimas

Medidas de apoio excecionais e temporárias – 6.ª Vaga (2.ª Tranche)

Informa-se que se encontram abertas, a partir de 11 de setembro de 2017, as retiradas de mercado para distribuição gratuita no âmbito das “Medidas de Apoio Excecionais e Temporárias – 6.ª vaga”, para 80,77 toneladas de “Maçã e Pera” e 500 toneladas de “2.ª Tranche – […]

Nacional

Portugal 2020: O que sempre quis saber sobre o PO SEUR

É fundamental que as entidades públicas e privadas estejam atentas às oportunidades, presentes e futuras do PO SEUR, face ao potencial que este programa oferece.

O Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) é um instrumento criado no âmbito do Portugal 2020 para promover o crescimento sustentável do país e acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, […]

Últimas

Candidatos do PSD do distrito de Coimbra querem entidade gestora do rio Mondego


FOTO DB/LUÍS CARREGÃ

Os candidatos do PSD a seis municípios do distrito de Coimbra defenderam hoje a criação de uma entidade para a gestão e desenvolvimento do rio Mondego e um Observatório Nacional da Água.
Os candidatos às Câmaras de Coimbra, Figueira da Foz, […]