A Política Agrícola Comum (PAC) constitui um dos pilares do processo de integração e consolidação do desenvolvimento económico e social europeu, tornando possível garantir aos cidadãos europeus a segurança no abastecimento de produtos alimentares, bem como a sustentação económica do mundo rural que marca uma das faces distintivas da Europa.
Ao longo do tempo, muitas alterações de contexto foram colocando novos desafios, aos quais a PAC procurou responder, incorporando novos objectivos e instrumentos, afirmando os modelos agrícolas e rurais europeus e a sua diversidade. São múltiplos e complexos os desafios que a sociedade europeia enfrenta. Hoje, a sociedade europeia pede que a PAC continue a assegurar a segurança e qualidade alimentar, mas que o faça de um modo sustentável na utilização dos recursos naturais e no respeito pelas gerações futuras, com contribuição para a mitigação dos riscos associados às alterações climáticas, e, sobretudo no caso dos países do Sul, para evitar a desertificação.
A PAC continua a ser um poderoso instrumento para o desenvolvimento económico e para a coesão social. A concretização destes objectivos requer uma política pública forte, abrangente nas suas opções, baseada em regras comuns e com meios suficientes para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura em todo o território da UE.
Uma vez que o tema da feira nacional da agricultura é a vinha e o vinho, vamos ter oportunidade de ouvir a análise deste importante sector, tanto pelos sectores da produção como pela comercialização.
Sendo as práticas comerciais desleais apontadas muitas vezes, como uma das causas que mais estrangula o sector, promovemos um debate entre a APED, a Associação que representa o sector das empresas de distribuição, a Eurocommerce, que representa as empresas de distribuição na Europa e a produção.
O Parlamento Europeu, por intermédio dos seus eurodeputados recém eleitos, do PS, PSD e CDS, vão ter oportunidade de apresentar as suas propostas para o mandato 2020 – 2025 que vai ser chave para a definição da próxima PAC.
Por fim, o Ministro da Agricultura apresentará a sua visão sobre a Política Agrícola em Portugal e perspectivas para o futuro.