FNA: Conferência Internacional – Os Desafios para a Agricultura – 14 de junho

FNA: Conferência Internacional – Os Desafios para a Agricultura – 14 de junho

A Política Agrícola Comum (PAC) constitui um dos pilares do processo de integração e consolidação do desenvolvimento económico e social europeu, tornando possível garantir aos cidadãos europeus a segurança no abastecimento de produtos alimentares, bem como a sustentação económica do mundo rural que marca uma das faces distintivas da Europa.

Ao longo do tempo, muitas alterações de contexto foram colocando novos desafios, aos quais a PAC procurou responder, incorporando novos objectivos e instrumentos, afirmando os modelos agrícolas e rurais europeus e a sua diversidade. São múltiplos e complexos os desafios que a sociedade europeia enfrenta. Hoje, a sociedade europeia pede que a PAC continue a assegurar a segurança e qualidade alimentar, mas que o faça de um modo sustentável na utilização dos recursos naturais e no respeito pelas gerações futuras, com contribuição para a mitigação dos riscos associados às alterações climáticas, e, sobretudo no caso dos países do Sul, para evitar a desertificação.

A PAC continua a ser um poderoso instrumento para o desenvolvimento económico e para a coesão social. A concretização destes objectivos requer uma política pública forte, abrangente nas suas opções, baseada em regras comuns e com meios suficientes para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura em todo o território da UE.

Uma vez que o tema da feira nacional da agricultura é a vinha e o vinho, vamos ter oportunidade de ouvir a análise deste importante sector, tanto pelos sectores da produção como pela comercialização.

Sendo as práticas comerciais desleais apontadas muitas vezes, como uma das causas que mais estrangula o sector, promovemos um debate entre a APED, a Associação que representa o sector das empresas de distribuição, a Eurocommerce, que representa as empresas de distribuição na Europa e a produção. 

O Parlamento Europeu, por intermédio dos seus eurodeputados recém eleitos, do PS, PSD e CDS, vão ter oportunidade de apresentar as suas propostas para o mandato 2020 – 2025 que vai ser chave para a definição da próxima PAC.

Por fim, o Ministro da Agricultura apresentará a sua visão sobre a Política Agrícola em Portugal e perspectivas para o futuro.

→ Inscrição ←

Comente este artigo
Anterior FNA: Apresentação do Projeto: Operation Polinator da Syngenta - 13 de junho
Próximo FNA: Agricultura, Mundo Rural e Estatuto da Agricultura Familiar - 14 de junho

Artigos relacionados

Eventos

Anipla reúne especialistas para debate sobre inovação e tecnologia na produção de alimentos – 23 e 30 de Março 2017 – Porto e Lisboa

Em 2017 a Anipla propõe uma reflexão sobre a disponibilidade de soluções inovadoras e tecnológicas na produção de alimentos e a sua responsabilidade na melhoria e desenvolvimento da atividade agrícola nacional.
Satisfazer as exigências dos consumidores no que respeita à segurança, qualidade e diversidade de alimentos requer a adoção de recursos tecnológicos e científicos que permitam otimizar e proteger os recursos naturais. […]

Eventos

Simpósio Vitivinícola do Algarve – 11 de Maio 2017 – Algarve

O que há de novo e de inovador na vinha algarvia é o mote para o 1º Simpósio Vitivinícola  do Algarve, agendado para a próxima quinta-feira, 11 de maio, em Faro. A iniciativa da Comissão Vitivinícola do Algarve termina com a entrega oficial dos prémios da edição de 2017 do Concurso de Vinhos do Algarve. […]

Eventos

Conferência IOBC – Protecção Integrada em Viticultura – 5 a 8 de novembro – Vila Real

A ADVID organiza em Portugal, sob a égide da International Organisation for Biological and Integrated Control (IOBC), a Reunião do Grupo de Trabalho IOBC-WPRS “Protecção Integrada em Viticultura” […]