FNA: Conferência Internacional – Os Desafios para a Agricultura – 14 de junho

FNA: Conferência Internacional – Os Desafios para a Agricultura – 14 de junho

A Política Agrícola Comum (PAC) constitui um dos pilares do processo de integração e consolidação do desenvolvimento económico e social europeu, tornando possível garantir aos cidadãos europeus a segurança no abastecimento de produtos alimentares, bem como a sustentação económica do mundo rural que marca uma das faces distintivas da Europa.

Ao longo do tempo, muitas alterações de contexto foram colocando novos desafios, aos quais a PAC procurou responder, incorporando novos objectivos e instrumentos, afirmando os modelos agrícolas e rurais europeus e a sua diversidade. São múltiplos e complexos os desafios que a sociedade europeia enfrenta. Hoje, a sociedade europeia pede que a PAC continue a assegurar a segurança e qualidade alimentar, mas que o faça de um modo sustentável na utilização dos recursos naturais e no respeito pelas gerações futuras, com contribuição para a mitigação dos riscos associados às alterações climáticas, e, sobretudo no caso dos países do Sul, para evitar a desertificação.

A PAC continua a ser um poderoso instrumento para o desenvolvimento económico e para a coesão social. A concretização destes objectivos requer uma política pública forte, abrangente nas suas opções, baseada em regras comuns e com meios suficientes para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura em todo o território da UE.

Uma vez que o tema da feira nacional da agricultura é a vinha e o vinho, vamos ter oportunidade de ouvir a análise deste importante sector, tanto pelos sectores da produção como pela comercialização.

Sendo as práticas comerciais desleais apontadas muitas vezes, como uma das causas que mais estrangula o sector, promovemos um debate entre a APED, a Associação que representa o sector das empresas de distribuição, a Eurocommerce, que representa as empresas de distribuição na Europa e a produção. 

O Parlamento Europeu, por intermédio dos seus eurodeputados recém eleitos, do PS, PSD e CDS, vão ter oportunidade de apresentar as suas propostas para o mandato 2020 – 2025 que vai ser chave para a definição da próxima PAC.

Por fim, o Ministro da Agricultura apresentará a sua visão sobre a Política Agrícola em Portugal e perspectivas para o futuro.

→ Inscrição ←

Comente este artigo
Anterior FNA: Apresentação do Projeto: Operation Polinator da Syngenta - 13 de junho
Próximo FNA: Agricultura, Mundo Rural e Estatuto da Agricultura Familiar - 14 de junho

Artigos relacionados

Eventos

Seminário: A agricultura de precisão no sector horto-frutícola: como e porquê – 15 de Novembro – Santarém

A Confederação dos Agricultores de Portugal, irá realizar o seminário «A Agricultura de Precisão no Sector Horto-Frutícola: Como e Porquê», no CNEMA, na manhã do dia 15 de Novembro.
O evento contará com a colaboração do ISA – Instituto Superior de Agronomia e da FNOP – […]

Últimas

Dia de Campo – 30 de Setembro 2017 – Lousada

A Associação ZEA + e a Escola Superior Agrária de Coimbra promovem, no dia 30 de Setembro de 2017, em Lousada, um Dia de Campo . Nesta ação, os agricultores serão convidados a avaliar um conjunto de variedades tradicionais de milho instaladas numa exploração de um agricultor familiar. […]

Eventos

O III Encontro de Estudantes de Doutoramento em Ambiente e Agricultura – 29 e 30 de novembro – Évora

O III Encontro de Estudantes de Doutoramento em Ambiente e Agricultura vai realizar-se nos dias 29 e 30 de novembro de 2018, na Universidade de Évora (Pólo da Mitra)
Este encontro, organizado pelo ICAAM e IIFA da Universidade de Évora,  é dirigido a estudantes de Doutoramento a desenvolver as suas teses em Sistemas Agro-Silvo-Pastoris Mediterrânicos; […]